A gigante chinesa de testes e encapsulamento de chips Jiangsu Changjiang Electronics Tech (JCET) concluiu a aquisição de uma participação de 80% na fábrica de Xangai da fabricante norte-americana de memória flash SanDisk, marcando mais um passo na transformação da cadeia global de valor dos semicondutores.

A JCET Management, uma subsidiária da JCET, obteve essa participação por meio de uma joint venture com a SanDisk Semiconductor (Xangai), com um capital registrado de US$ 272 milhões, conforme informou a JCET em um registro feito em 25 de setembro. A SanDisk China detém os 20% restantes do capital.

O acordo, avaliado em US$ 624 milhões, conforme anunciado pela JCET em março, recebeu aprovação da Administração Estatal de Regulamentação de Mercado — o órgão antitruste da China — em agosto.

A SanDisk, sediada em Milpitas, Califórnia, é uma subsidiária da Western Digital, que no ano passado anunciou planos de separar seu negócio de memória flash, após as negociações de fusão com a japonesa Kioxia terem falhado. A fábrica da SanDisk em Xangai é responsável por desenvolver e testar produtos avançados de armazenamento de memória flash.

De acordo com o provedor de dados corporativos Tianyancha, o CEO da JCET, Zheng Li, agora é o representante legal da SanDisk Semiconductor (Xangai), substituindo Bock Kim Lee, um executivo da Western Digital que atuava como diretor do conselho da joint venture.

A joint venture expandiu seu escopo de negócios, incluindo agora o desenvolvimento, produção e design de semicondutores, conforme a atualização.

A JCET, com sede na província oriental de Jiangsu, é líder no setor de embalagem de chips na China, controlando mais de um terço do mercado em termos de receita.

A aquisição da fábrica da SanDisk deve ampliar a participação da JCET no setor de armazenamento de dados e fortalecer sua parceria com a Western Digital, uma cliente de longa data, segundo comunicado da empresa em março.o… leia mais em O Cafezinho 03/10/2024