Johnson & Johnson adquirirá a Proteologix, Inc. para liderar o tratamento da dermatite atópica
A Johnson & Johnson (NYSE: JNJ) anunciou hoje que celebrou um acordo definitivo para adquirir a Proteologix, Inc., uma empresa privada de biotecnologia focada em anticorpos biespecíficos para doenças imunomediadas, por US$ 850 milhões em dinheiro, com potencial para um pagamento adicional por marco.
- Aquisição avança o portfólio líder de dermatologia da Johnson & Johnson com a oportunidade de atender a necessidades não atendidas significativas em dermatite atópica (DA).
- Inclui anticorpos biespecíficos direcionados a vias de doenças comprovadas e oferece o potencial de fornecer a melhor terapêutica para doenças para pessoas com DA e asma moderadas a graves.
- Essas adições ao pipeline demonstram a abordagem estratégica da Empresa para construir um portfólio de biespecíficos diferenciados e complementares para abordar múltiplas vias de condução de doenças.
O portfólio da Proteologix inclui PX128, um anticorpo biespecífico direcionado a IL-13 mais TSLP, que está pronto para entrar na fase 1 de desenvolvimento para dermatite atópica (DA) moderada a grave e asma moderada a grave, e PX130, um anticorpo biespecífico direcionado a IL-13 mais IL -22, que está em desenvolvimento pré-clínico para DA moderada a grave. Uma vez que a DA e a asma são doenças heterogêneas com diferentes vias de condução da doença em subpopulações distintas de pacientes, o direcionamento de múltiplas vias oferece o potencial de proporcionar eficácia e remissão de alto padrão.
O PX128 inibe a inflamação da pele Th2 mediada por IL-13, uma importante via de condução da doença na DA e na asma, bem como a TSLP, um mediador da inflamação dos tecidos na DA e na asma. Assim como o PX128, o PX130 inibe a inflamação da pele Th2 mediada por IL-13. O PX130 também inibe a IL-22 para restaurar a barreira da pele e prevenir a inflamação causada por fatores ambientais, como alérgenos. Ambos os ativos são projetados para intervalos de dosagem pouco frequentes, o que oferece a conveniência preferida pelos pacientes. Juntas, essas adições ao pipeline demonstram uma abordagem estratégica para construir um portfólio de produtos biespecíficos diferenciados e complementares.
“A dermatite atópica é a doença inflamatória da pele mais comum, afetando mais de 100 milhões de adultos em todo o mundo”, disse David Lee, chefe da área terapêutica de imunologia global da Johnson & Johnson Innovative Medicine. “Cerca de 70% dos pacientes que utilizam terapias padrão existentes não atingem a remissão1. As terapias avançadas atuais para a DA têm como alvo uma única via e têm eficácia limitada ou são mais amplamente imunossupressoras, resultando em preocupações de segurança significativas. Vemos uma oportunidade para a melhor eficácia na doença tanto para o PX128 quanto para o PX130, já que cada anticorpo biespecífico tem como alvo duas combinações diferentes de vias de condução da doença que medeiam a inflamação da pele em subpopulações heterogêneas de pacientes com DA”.
Além do PX128 e do PX130, a aquisição fornecerá à J&J outros programas de anticorpos biespecíficos com aplicações em uma variedade de outras doenças, o que aumenta ainda mais a capacidade da empresa de criar novos programas biespecíficos.
“A integração de anticorpos biespecíficos Proteologix em nosso pipeline é um primeiro passo importante para cumprir nosso compromisso com as pessoas que vivem com DA”, disse Candice Long, vice-presidente mundial de Imunologia da Johnson & Johnson. “Planejamos continuar a expandir o nosso alcance e impacto para as pessoas que vivem com uma ampla variedade de doenças imunomediadas, aproveitando opções mais direcionadas para que alcancem uma remissão duradoura e sem sintomas.”
Sobre Dermatite Atópica
A dermatite atópica (DA), também conhecida como eczema, é uma doença inflamatória crônica da pele que afeta mais de 102,8 milhões de crianças e 101,3 milhões de adultos em todo o mundo. A DA é caracterizada por um sistema imunológico hiperativo que causa inflamação da pele e danos à barreira cutânea, deixando-o seco, com coceira e propenso a infecções de pele subsequentes. A condição pode causar má qualidade de vida ao impactar a capacidade de interagir com familiares e amigos, interrompendo o sono devido à coceira intensa e/ou dor na pele, levando à ansiedade, estresse e depressão com aumento do risco de suicídio.
Sobre asma
A asma é uma doença pulmonar crónica que afecta 262 milhões4 de pessoas em todo o mundo, de todas as idades, sexos, etnias e raças. Os sintomas da asma – tosse, chiado no peito e dificuldade em respirar – são causados por inflamação e estreitamento das vias aéreas. Fatores genéticos e ambientais têm sido associados ao desenvolvimento da asma, e fatores desencadeantes, como alérgenos e infecções, podem iniciar ou piorar os sintomas da asma. Ataques graves de asma podem ser fatais e exigir visitas ao pronto-socorro e hospitalizações. Embora a asma possa ser controlada com medicamentos e evitando os fatores desencadeantes para a maioria dos pacientes, atualmente não há cura e o peso da asma na qualidade de vida dos pacientes e na utilização dos recursos de saúde permanece elevado.5
Sobre o Acordo de Fusão
Nos termos da transação, a Johnson & Johnson (a Empresa) adquirirá a Proteologix. Espera-se que a transação seja concluída em meados do ano de 2024, sujeita à autorização antitruste e outras condições habituais de fechamento. Espera-se que a transação seja contabilizada como uma combinação de negócios e não prevemos qualquer impacto em nossa faixa de orientação de EPS ajustada para 2024 divulgada anteriormente.
Na Johnson & Johnson, acreditamos que a saúde é tudo. A nossa força na inovação em cuidados de saúde permite-nos construir um mundo onde doenças complexas sejam prevenidas, tratadas e curadas, onde os tratamentos sejam mais inteligentes e menos invasivos e as soluções sejam pessoais. Através da nossa experiência em Medicina Inovadora e MedTech, estamos numa posição única para inovar hoje em todo o espectro de soluções de cuidados de saúde para oferecer os avanços de amanhã e impactar profundamente a saúde da humanidade… leia mais em Johnson & Johnson 16/05/2024