O Departamento de Transportes (DOT) dos EUA aprovou a joint venture (JV) entre a norte americana Delta e Latam Group, Latam Airlines Brasil, Latam Airlines Colômbia, Latam Airlines Peru e Latam Airlines Paraguai. A parceria abre espaço para que as aéreas adicionem rotas às operações em codeshare e ampliem seus esforços conjuntos. O órgão norte-americano era a única pendência para a conclusão do acordo. No Brasil, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) saiu no início de 2021.

As empresas afirmaram, em nota, que o foco agora é implementar a JV. A ideia é criar um acordo comercial líder entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai).

A união entre aéreas é um passo importante para a ampliação da conectividade, sobretudo em tempos de crise. Recentemente, Gol deu passos para criar uma holding com a Avianca (que ainda carece de aprovação). Já a Azul está em conversas para ampliar seu codeshare com a United (que se encerra em fevereiro).

“A joint venture entre a Delta e a LATAM ajudará o crescimento do mercado entre a América do Norte e a América do Sul, proporcionando benefícios significativos e necessários para os clientes”, afirma Ed Bastian, presidente da Delta Air Lines, em nota.

“A aprovação do DOT dará início ao trabalho com a Delta para entregar mais e melhores benefícios aos clientes da Latam e da Delta, como conexões mais rápidas, acúmulo conjunto de milhas em programas de passageiro frequente, entre muitos outros”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines.

Delta e Latam anunciaram seu primeiro acordo em 2019. Desde então, as companhias aéreas foram dando novos passos, incluindo acúmulo/resgate mútuo de milhas e benefícios recíprocos para os passageiros; terminais compartilhados em aeroportos como Nova York (JFK), São Paulo/Guarulhos (GRU) e Santiago (SCL); e acesso mútuo em salas VIP.

Em 2020, a Delta e a LATAM introduziram seus primeiros serviços de codeshare na América do Sul e, em 2021, expandiram o codeshare para mais de 20 rotas entre os EUA e a América do Sul, além de conexões… saiba mais em Valor Econômico 30/09/2022