KKR visa aquisição de US$ 4 bilhões para tornar a Fuji Soft do Japão privada
A empresa de private equity dos EUA KKR planeja tornar a desenvolvedora de sistemas japonesa Fuji Soft privada com uma oferta pública de aquisição esperada de 600 bilhões de ienes (US$ 4,13 bilhões), apurou o Nikkei, em meio à pressão de um grande acionista.
A oferta deve ser avaliada em pouco menos de 9.000 ienes por ação, um prêmio de aproximadamente 20% em relação ao preço de fechamento de quarta-feira. A família fundadora e a administração da Fuji Soft podem reinvestir na empresa após a aquisição.
A desenvolvedora disse na quarta-feira que planeja discutir o assunto em uma reunião do conselho na quinta-feira e divulgará prontamente quaisquer decisões que forem tomadas.
A Fuji Soft entrou em conflito com a 3D Investment Partners, sediada em Cingapura, sua principal acionista com uma participação de 21,45%, sobre o papel central de sua família fundadora na administração da empresa. O fundo de investimento pressionou a desenvolvedora a tomar medidas para melhorar a eficiência de capital, que fica atrás da de seus concorrentes.
Em 2022, a 3D apresentou propostas em duas reuniões de acionistas solicitando que a Fuji Soft nomeasse diretores externos recomendados pelo fundo e, em setembro passado, propôs que a empresa se tornasse privada. A Fuji Soft estabeleceu um comitê especial de diretores externos para discutir se se tornar uma entidade não listada em vez de permanecer pública faria mais para reforçar seu valor.
O comitê aparentemente concluiu que se tornar privada sob o controle de um único acionista e adotar uma estratégia de crescimento de longo prazo seria a melhor opção.
Além dessa conclusão, a administração provavelmente optou pela privatização devido aos recursos estarem presos ao lidar com a 3D sob a atual estrutura de acionistas, o que impediu a administração de se concentrar totalmente na administração da empresa.
A Fuji Soft está listada na seção Prime da Bolsa de Valores de Tóquio. Ela fabrica principalmente software de controle para veículos e equipamentos industriais e é um player um tanto proeminente entre os integradores de sistemas.
A empresa relatou um aumento de 7% nas vendas do grupo para 298,8 bilhões de ienes em 2023. Seu plano de médio prazo que termina em 2028 tem como meta 435 bilhões de ienes em vendas anuais e pede a criação de novos negócios relacionados a campos como inteligência artificial generativa e tecnologia sem fio de quinta geração.
A Fuji Soft espera alavancar o know-how e as redes da KKR como investidora em empresas de tecnologia de ponta para impulsionar seu próprio crescimento. A desenvolvedora poderia comercializar seus sistemas e software para empresas no portfólio da KKR… leia mais em Nikkei Asia 07/08/2024