A Klavi, plataforma SaaS líder em agregação de dados, analytics e serviços API, que empodera empresas com suas soluções de Open Finance, concluiu a extensão de sua rodada Série A. O aporte tem como investidores principais o banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, por meio do seu CVC (Corporate Venture Capital) e o RX Ventures, fundo de CVC da Lojas Renner S.A. O valor é parte dos US$ 15 milhões, anunciado em agosto, que contou com a participação da Iporanga Ventures, Parallax Ventures, GSR Ventures, Vivo Ventures e CIP S.A.

Com o objetivo de ser a maior plataforma de Open Finance para todos os tipos de negócios, desde startups até os grandes bancos, além empresas de segmentos diversos, como telecom e varejo, a Klavi usará os recursos para fortalecer suas áreas de pesquisa e desenvolvimento, de tecnologia e plataforma e para o crescimento de equipes.

“Este novo aporte vai permitir a expansão das nossas soluções de Open Finance para todo o ecossistema. A entrada de uma das maiores instituições financeiras do país e uma das maiores varejistas completa nosso propósito de querer levar o Open Finance para toda a população adulta brasileira, fazendo com que, cada vez mais, as pessoas possam ter produtos financeiros adequados ao seu perfil”, afirma Bruno Chan, CEO da fintech.

Klavi conclui extensão de rodada Série A

“Acreditamos que o Open Finance vai além do compartilhamento de dados, entendemos que tem potencial para transformar o sistema financeiro como um todo. Em relação à Klavi, identificamos a melhor capacidade de interconexão e de categorização de dados por conta de sua maturidade em solução open banking, elevada massa de dados e senioridade dos fundadores. Com este investimento, esperamos melhorar ainda mais a capacidade de precificação de crédito dos nossos clientes”, disse José Roberto Salvini, diretor executivo de Novos Negócios do banco BV.

O BV é reconhecido pela sua estratégia em parcerias no mercado financeiro. Atualmente, o banco possui mais de 30 parceiros e sete investimentos, entre startups e fintechs, transformando essa área de atuação em uma unidade de negócios que permite à instituição estar conectada e fomentar o ecossistema de inovação por completo.

“Entendemos que o Open Finance será cada vez mais importante para os diferentes segmentos da economia e para a sociedade. Neste contexto, a Klavi conta com todas as habilidades necessárias para seguir evoluindo e ganhando relevância, empoderando os clientes para desenvolverem produtos e serviços financeiros melhores. Fazer este investimento nos pareceu um caminho natural e promissor para o RX Ventures. Acreditamos que a startup tem uma visão de futuro robusta e poderá contribuir tanto com o ecossistema da Lojas Renner S.A., como com outros ecossistemas, ocupando um mercado crescente”, diz Guilherme Reichmann, diretor de Estratégia e Novos Negócios da Lojas Renner.

Lançado em março pela Lojas Renner S.A, o RX Ventures opera como Fundo de Investimentos em Participações (FIP) num modelo de gestão integrada com a gestora Ahead Ventures. Os segmentos priorizados são Fashion & Retail Tech, MarTech, E-commerce e Marketplace, FinTech e LogTech, sempre levando em consideração o comprometimento das empresas com boas práticas ESG.

História da Klavi

Fundada em 2020 por Bruno Chan e Stone Zheng, a Klavi é pioneira em geração de insights a partir de dados de Open Finance no Brasil, oferecendo soluções para qualquer tamanho de negócio. A fintech tem como público-alvo instituições financeiras e não financeiras que precisam de solução para a portabilidade de informações e o seu processamento, além de C-level, diretores, gerentes de produto, crédito e inovação.

Em sua carteira de clientes estão empresas como Telefônica, Mepoupe, CIP S.A., Gorila, Jeitto, Supersim, Simplic, Portocred e Zippi. Com operações com mais de 90% de precisão na classificação, a plataforma já processou mais de 450 milhões de transações e realizou mais de 4 milhões de conexões em instituições financeiras, além de birôs, fintechs e startups.

“Temos em mente que o que atraiu duas gigantes como banco BV e o RX Ventures, da Lojas Renner S.A., para se tornarem investidores da Klavi foi a capacidade de levar Open Finance para todos, tais como processamento, entendimento de dados e pelo seu nível tecnológico e escalabilidade. Somos o player mais completo na indústria de Open Finance no Brasil”, finaliza Bruno Chan… leia mais em Startupi 22/11/2022