Lamb Weston ‘no radar de aquisição da empresa americana Post Holdings’
A Lamb Weston Holdings, fornecedora de batatas fritas sediada nos EUA que entrou no radar da investidora ativista Jana Partners, supostamente se tornou um alvo de aquisição para a Post Holdings.
A Post Holdings contratou banqueiros de investimento para explorar “uma possível transação”, disseram duas fontes não identificadas familiarizadas com os procedimentos pela Reuters na sexta-feira (13 de dezembro).
Não seria a primeira vez que a Post Holdings, dona de marcas como Simply Potatoes e Bob Evans Farms, expressou interesse em adquirir a Lamb Weston, listada em Nova York, uma fornecedora de marca própria e de produtos de batata congelada.
Um relatório surgiu do The Wall Street Journal em 2016 de que a Post Holdings estava supostamente de olho na Lamb Weston quando ela ainda fazia parte do que era então a ConAgra Foods. No entanto, essas negociações acabaram paralisadas, disseram fontes do WSJ na época.
A fabricante de batatas fritas foi então desmembrada naquele ano em um negócio separado, quando Tom Werner foi nomeado presidente e CEO da fabricante de batatas fritas. Ele ainda lidera a Lamb Weston hoje.
Werner agora também está lidando com a pressão da Jana Partners, enquanto a Lamb Weston está enfrentando processos nos EUA por suposta fixação de preços, junto com os pares McCain Foods, JR Simplot e Cavendish Farms.
A Jana Partners revelou em outubro que havia adquirido uma participação acionária de 5% na Lamb Weston por US$ 336 milhões. As ações do fornecedor de produtos de batata caíram quase 26% este ano em meio a uma miríade de problemas com o negócio, não menos importante a fraqueza na demanda no varejo e no serviço de alimentação, onde o McDonald’s é o maior cliente da empresa.
A Lamb Weston também sofreu uma baixa contábil de US$ 71 milhões em estoques de batata, junto com uma série de alertas de lucro. Ela também enfrentou interrupções devido à implementação de um novo sistema ERP e fechou sua unidade em Connell, Washington, com a perda de centenas de empregos.
A Jana Partners disse em outubro, ao anunciar a participação acionária, que as ações da Lamb Weston estavam “subvalorizadas e representam uma oportunidade de investimento atraente”, citando a “ladainha de erros autoinfligidos que levaram ao baixo desempenho para os acionistas”.
O investidor também disse que buscaria uma “iniciação de uma revisão de alternativas estratégicas, particularmente devido ao histórico de interesse no emissor [Lamb Weston] e ao baixo desempenho do emissor para os acionistas”.
Fontes não identificadas da Reuters disseram na sexta-feira que “haveria sinergias consideráveis com a Lamb Weston” se a Post Holdings adquirisse o negócio.
A Just Food pediu à Post Holdings e à Lamb Weston comentários sobre a especulação de aquisição.
“Esticar financeiramente”
Alexia Howard, analista de alimentos do banco de investimentos americano AllianceBernstein, avaliou o potencial do acordo em uma nota de pesquisa.
“Estrategicamente, pode haver algum mérito em tal acordo, embora 85% das vendas da Lamb Weston sejam em canais de foodservice, enquanto apenas 29% das vendas da Post são em foodservice”, ela escreveu.
“A questão maior então é se a Post poderia se esticar financeiramente para fazer tal acordo funcionar, e se eles estariam dispostos a ir atrás de um acordo dessa escala dada a perspectiva incerta para o desequilíbrio global de oferta/demanda em batatas congeladas.”
Howard acrescentou: “Este seria um acordo de grande escala para a Post, especialmente porque a empresa já está alavancada para 4,3 vezes a dívida líquida para EBITDA.”…. leia mais em JustFood 16/12/2023