Lockton adquire corretora VIS e vê prêmios ultrapassarem R$ 500 mi no Brasil
A americana Lockton, maior corretora de seguros de capital fechado do mundo, adquiriu a brasileira VIS, conforme informação obtida com exclusividade pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Juntas, vão somar cerca de R$ 520 milhões em prêmios até abril próximo, de acordo com o ano fiscal americano, montante 15% maior que o visto no intervalo imediatamente anterior. O valor do negócio não foi revelado.
As conversas, de acordo com Guilherme Perondi, vice-presidente da Lockton no Brasil, tiveram início há cerca de dois meses. Trata-se da primeira compra de uma empresa que atua exclusivamente no País e está em linha com os planos de investimento da americana para o Brasil, ainda que pese a crise econômica e política que tem refletido nos vários setores, inclusive, o de seguros.
“Os ativos brasileiros estão mais baratos sob o ponto de vista do dólar, euro e libra. Além disso, a Lockton acredita no Brasil no longo prazo. Temos clientes globais que precisam de nós aqui, principalmente em um momento de desafio econômico, em que eles estão buscando rever seus programas de seguros”, justifica Perondi, em entrevista exclusiva ao Broadcast.
Segundo ele, outras corretoras foram avaliadas em paralelo à VIS, mas o negócio fechado não representa uma estratégia da Lockton de crescer via aquisições. O foco, segundo o executivo, segue sendo orgânico e a expectativa da americana é que o retorno da compra da VIS ocorra entre três e cinco anos.
Na prática, essa aquisição representa para a Lockton, de acordo com Perondi, a terceira fase do investimento que a corretora americana planejou para o Brasil. A primeira etapa foi voltada para infraestrutura tecnológica, a segunda para recursos humanos, que culminou, entre outras aquisições, na contratação do executivo, que veio da resseguradora da alemã Allianz (AGCS), em agosto último.
Além disso, o interesse da Lockton pela VIS se deu pelo fato de a empresa também atuar no ramo de benefícios, como seguro saúde, de vida e elementares que garantem o patrimônio.
Nicholas Weiser, CEO da VIS, lembra ainda que a corretora traz uma plataforma de vendas online de seguros que contempla tanto produtos às pessoas físicas quanto às pequenas e médias empresas. “50% das pequenas e médias empresas não contratam seguro e 72% da frota de automóvel no Brasil não têm seguro”, cita ele, ressaltando o potencial de ambos os públicos.
A Lockton, que acaba de se mudar para um novo escritório em São Paulo, conta hoje com 170 funcionários e integrará todos os 30 colaboradores da VIS. A americana fincou seus pés no Brasil em 1994.
Em 2006, comprou a operação global da então corretora Alexander Forbes e reforçou sua atuação no País. Atua nos segmentos de seguro aeronáutico, de transporte, seguro de crédito, benefícios, elementares e outros. No mundo, conta com mais de 5.600 profissionais que atendem 48.000 clientes. Foi fundada em 1966, em Kansas City, Missouri, e está entre as dez maiores corretoras de seguros do mundo. Estadão Leia mais em folhadaregiao 16/12/2015