Um dos setores mais desafiadores do país, o mercado de logística cada vez mais troca a prancheta pela tela do celular. Para dar o salto de digitalização e iniciar uma expansão geográfica, a catarinense Platinum Log acaba de adquirir a logtech Enivix por R$ 25 milhões, uma companhia com 10 anos a mais de estrada.

“É uma plataforma que acompanha toda a jornada do cliente, não é um simples rastreador. Além de permitir à empresa acompanhar todo o processo, desde a separação até a logística reversa, possibilita emitir ordens”, explica Gustavo Steglich, fundador da Platinum Log. “Outra solução da Enivix é o marketplace que roda várias tabelas de diferentes transportadoras e indica o melhor preço e prazo, atuando também como intermediária e não só como fornecedora.”

A Enivix foi fundada no Espírito Santo, ainda em 2002, para prestar serviços de inteligência de dados e gestão à trading Terra Nova. Com a transação, a empresa e o fundador Arnaldo Von Nielander não têm mais relação com a logtech — cuja marca será mantida.

Logtech Platinum pega a estrada

A Platinum já tinha a intenção de desenvolver uma plataforma própria de gestão e monitoramento e, com a aquisição, acelera a estratégia e ganha em sinergia. A capixaba já atende a gigantes como Magalu e Allied, que faz a distribuição de marcas como Apple e Samsung no Brasil. Já a Platinum Log tem operação forte em indústria B2B, acessando clientes como Grand Cru, Mobly e a Timbro Trading, de comércio exterior. Com a aquisição, o grupo pretende ultrapassar R$ 300 milhões em faturamento no próximo ano.

Fundada na catarinense São Francisco do Sul — uma cidade com menos de 60 mil habitantes, mas estrategicamente posicionada no litoral, com um dos portos mais relevantes da região —, a Platinum já atuava em São Paulo e no Rio, mas agora entra de forma expressiva no Espírito Santo e já planeja a abertura de um novo centro de distribuição na cidade mineira Extrema. Hoje, são cinco CDs.

“Hoje em dia, a logística é muito mais definida por informação do que por caminhão na estrada e estrutura física”, diz Steglich… leia mais em Pipeline 07/11/2022