O acordo para privatização da estatal ITA Airways, da Itália, deve sair ainda essa semana, afirma ministro italiano. A empresa italiana, que “nasceu das cinzas” da antiga Alitalia, deverá ser privatizada antes de completar três anos de idade, afirmou o Ministro da Economia e Financia da Itália, Giancarlo Giorgetti.

Segundo reporta o portal AvioNews, o ministro italiano espera formalizar até a próxima sexta-feira, dia 26, a proposta de privatização com a alemã Lufthansa, maior interessada na ITA.

No passado a empresa alemã, que é a maior da Europa em aeronaves, teve a Lufthansa Italia, subsidiária que operou com base em Milão e 9 jatos A319, visando ocupar o espaço deixado pela Alitalia, que em meados de 2008 passou por mais uma reestruturação com cortes na região norte do país.

Lufthansa deve formalizar a compra da ITA ainda nesta semana

No entanto, a operação se provou insustentável e em 2011 a Lufthansa Italia foi desfeita, restando apenas a regional Air Domiliti e seus jatos Embraer como parte do grupo alemão na Itália. Agora, a expectativa é que a Lufthansa comece comprando 40% da ITA, indo para 60% do total das ações até 2027.

A negociação, se concluída até o final desta semana, fortalecerá o grupo Lufthansa que já é dono da Austrian, Brussels, Eurowings e Swiss… leia mais em Aeroin 22/05/2023