Segundo pesquisa feita pela ADVANCE, o mercado de TI cresceu 23% em 2021, crescerá 23,4% em 2022 e 22% em 2023. Nunca tivemos 3 anos de tamanha prosperidade na área de TI. O foco dos empresários deveria ser VENDER, VENDER e VENDER. E ter grande eficiência em vendas para garantir que está vendendo tudo o que poderia.

Este ano teremos 25% das empresas com crescimento acima de 30%, 16% delas com crescimento acima de 40% e 12% com crescimento acima de 50%. Entre as empresas com maior taxa de crescimento estão as empresas de desenvolvimento de software sob medida e fábrica de software, empresas de serviços de Nuvem, e empresas de desenvolvimento em Nuvem (SaaS).

Nem tudo são boas notícias. Tivemos 10.1% de inflação no ano passado e teremos 10.5%, segundo os empresários de TI, em 2022 e 2023. Tivermos e continuaremos a ter um aumento de salário por conta da falta de mão de obra (oferta x procura). Estes dois fatores, juntos, podem representar uma redução de 16,1% em margem nos próximos 3 anos.

O jogo mudou. O empresário que quer continuar jogando terá que pilotar um avião com duas turbinas. A turbina 1 é a receita recorrente que é um dos grandes benefícios de quem oferece produtos e serviços em Nuvem. A turbina 2 é MARGEM, ou seja, como fazer mais com menos e como fazer melhor. Aumentar a margem em um ambiente inflacionário e com tamanha falta de mão de obra é duplamente difícil.Nos últimos 3 meses eu estive muito envolvido com vários distribuidores de TI. A maioria deles está desenhando o lançando programas para ajudar revendas, integradores e ISVs. Isto é um grande avançando para o ecossistema de TI.

Os distribuidores já tinham um papel fundamental junto a revendas e integradores e neste momento, vão ajuda-los a redesenhar o modelo de negócios ou acelerar sua jornada para nuvem. Isto significa fazer com que ele tenham maior taxa de crescimento e maior margem de lucro.

A grande novidade está nos distribuidores colocarem foco em ISVs (empresas de desenvolvimento de software). Tipicamente os ISVs tinham uma relação direta com seus clientes e fornecedores. Com a NUVEM o distribuidor passou a fazer parte desta cadeia de distribuição e, agora, ajudará os ISVs na modernização de suas aplicações e estratégia de aumento de vendas.

A modernização de um software aplicativo pode levar anos e custar o equivalente a 1 ano de faturamento da empresa. Alguns distribuidores estão montando times altamente especializados em técnicas e ferramentas para acelerar processo de migração e modernização.

Uma vez modernizada, a aplicação será colocada no catálogo de ofertas do distribuidor para que suas revendas e integradores possam vender aos clientes. Aqui o ISV conseguirá um exército virtual com uma cobertura e abrangência enorme do mercado. O ecossistema inteiro de TI será afetado positivamente.

Neste momento as oportunidades são muito maiores do que os desafios. Tanto que os empresários não se preocupam com guerra da ucrânia, eleições do Brasil ou Copa do Mundo. As preocupações são: 1) como vou modernizar minha aplicação o mais rápido possível; 2) como criar novas ofertas em nuvem, agregando serviços e aumentando a margem de lucro; 3) como acelerar o processo de vendas para tirar o máximo proveito desta “janela de oportunidade”. Acesse o relatório completo

Termino com a frase de um chefe que sempre dizia “Do it. Just do it fast!” Por Dagoberto Hajjar – sócio fundador da ADVANCE..  Leia mais em Advance 16/08/2022