Os valuations de negócios estratégicos subiram um pouco, insinuando que os preços podem ter chegado no fundo.

O Relatório de M&A  referente ao 1ºsemestre 2024: M&A Midyear Report 2024: Dealmakers Mine Multiple Sources of Value, elaborado pela Bain & Company – David Harding, Dale Stafford e Suzanne Kumar-  enfatiza que as empresas estão procurando custo e crescimento, não apenas um ou outro.

E destaque para: As empresas estão se tornando hábeis em adaptar a negociação ao ambiente econômico. Mais negociadores estão enfatizando sinergias de custo em acordos de escopo. As fusões e aquisições estratégicas foram estáveis nos últimos 12 meses, com a expectativa de que o valor do acordo de 2024 esteja no caminho certo para terminar um pouco acima de 2023.

Nossas conversas com executivos sugerem uma vontade de pagar por negócios sólidos que reforçam as prioridades estratégicas, mas o ceticismo persiste na maioria dos ativos que eles veem. Ao mesmo tempo, os vendedores parecem estar aguentando, como evidenciado pelo retorno instável do mercado inicial de oferta pública e pelo alongamento dos períodos de retenção da PE.

E as avaliações do mercado público permanecem bem acima das avaliações de negócios (veja a Figura 4). Até agora, o aumento marginal nas avaliações de negócios não é suficiente para resolver o impasse de negócios que apontamos em nosso Relatório Global de Fusões e Aquisições 2024.

Múltiplos estratégicos de fusões e aquisições aumentaram marginalmente, mas não tão rápido quanto as avaliações do mercado público

Múltiplos estratégicos de fusões e aquisições
Bain Co -Múltiplos estratégicos de fusões e aquisições

Leia mais em bain.com 09/07/2024