O mercado de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) congelou. Quando descongelar, pode parecer muito diferente.

Até agora este ano, apenas 22 empresas abriram o capital em ofertas públicas iniciais tradicionais nos Estados Unidos, levantando um total combinado de US$ 2,3 bilhões até terça-feira, segundo a Dealogic. Essa é uma grande redução em relação ao ano passado, quando 79 empresas arrecadaram quase US$ 36 bilhões no mesmo período.

Algumas empresas, incluindo a Chobani Inc., estão adiando seus IPOs pelo menos até o final de 2022. Muitas que já apresentaram a documentação da oferta confidencialmente na Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários americana), incluindo o Reddit Inc., estão em um padrão de espera, planejando atualizar sua documentação mesmo que não haja planos de lançar ofertas em breve, de acordo com pessoas familiarizadas com as ofertas.

Leia também demais posts relacionados a IPOs no Portal Fusões & Aquisições.

Mercado de IPOs nos EUA
Foto: Michtel Nagle/Bloomberg

“Ainda há um enorme acúmulo de empresas querendo ir a mercado”, disse David Bauer, chefe de mercados de capital de ações da KKR, referindo-se às empresas de propriedade da KKR e outras. Para que o mercado descongele, banqueiros e advogados de IPOs dizem que os principais índices de ações precisarão parar de oscilar descontroladamente, à medida que os investidores avaliam o aumento da inflação e das taxas de juros, a invasão da Ucrânia pela Rússia e se os casos de covid-19 voltarão a subir, como alguns especialistas em saúde temem…leia mais em Valor Econômico 25/03/2022