A Merck & Co (Merck) – conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá – anunciou a aquisição da Imago BioSciences (Imago) em um negócio no valor de US$ 1,35 bilhão.

Sob os termos do acordo, a Merck, por meio de uma subsidiária, iniciará uma oferta pública para adquirir todas as ações em circulação da Imago por US$ 36 por ação em dinheiro.

A Imago é uma empresa biofarmacêutica de estágio clínico que desenvolve novos medicamentos para o tratamento de neoplasias mieloproliferativas (MPNs) e outras doenças da medula óssea.

Os MPNs são um grupo de doenças da medula óssea caracterizadas pela produção excessiva de glóbulos vermelhos, plaquetas ou certos glóbulos brancos.

O número de células extras acumuladas no sangue e/ou medula óssea ao longo do tempo em pacientes com NMPs, o que pode levar a problemas de sangramento, anemia, infecção, fadiga, trombose ou outros sinais e sintomas. Além disso, certos MPNs podem se tornar leucemia mielóide aguda.

Merck adquire Imago BioSciences

Os MPNs incluem leucemia mielóide crônica (CML), policitemia vera (PV), mielofibrose primária (MF), trombocitemia essencial (ET), leucemia neutrofílica crônica e leucemia eosinofílica crônica.

A aquisição concederá à Merck acesso ao principal candidato da Imago, bomedemstat (IMG-7289), um inibidor de demetilase 1 específico da lisina disponível por via oral (LSD1), atualmente sendo avaliado em vários ensaios clínicos de fase 2 para o tratamento de ET, MF e PV e outras indicações.

O LSD1, também chamado de KDM1A, é membro de um grupo de proteínas epigenéticas que regulam a expressão gênica por meio de modificações químicas de proteínas, RNA e DNA.

Devido ao papel que desempenha na função das células sanguíneas malignas, direcionar o LSD1 para o tratamento de cânceres no sangue oferece um novo mecanismo para o tratamento de doenças associadas a alta morbidade e mortalidade, explicaram as empresas em um comunicado.

“As evidências indicam que o LSD1 desempenha um papel importante na maturação das células sanguíneas na medula óssea”, disse o Dr. Dean Li, presidente da Merck Research Laboratories. “Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe da Imago para investigar melhor o potencial do bomedemstat para pacientes com neoplasias mieloproliferativas.”.. leia mais em PMLiVE 22/11/2022