México agora é o foco do Scotiabank na América Latina
O canadense Scotiabank vai reestruturar as operações na América Latina após anos de resultados decepcionantes. O banco não é muito conhecido do grande público no Brasil, mas tem presença forte no varejo em outros países da região. O novo foco do CEO Scott Thomson, que assumiu em 2023, é o México. O país se interliga com as operações no Canadá e nos Estados Unidos. Mas isso não significa que outros mercados da região – como o brasileiro – não vão crescer.
Em janeiro, o Scotiabank firmou acordo para vender as operações na Colômbia, na Costa Rica e no Panamá para o banco colombiano Davivienda, ficando em troca com uma fatia de 20% na nova instituição. No Peru, vendeu sua unidade de financiamento ao consumo, a CrediScotia Financiera, no ano passado, e estuda fazer o mesmo com a subsidiária deste tipo que possui no Chile.
Francisco Aristeguieta, chefe da divisão internacional do Scotiabank, que supervisiona 12,5 milhões de clientes em 35 países, já havia dito que 2024 e 2025 seriam anos “transformacionais” para a operação… leia mais em Valor Econômico 28/02/2025