Monad Labs, a equipe que apoia o blockchain Monad, levantou US$ 19 milhões em financiamento inicial liderado pela Dragonfly Capital, disse exclusivamente ao TechCrunch.

“Monad é um esforço para otimizar fundamentalmente as plataformas de contratos inteligentes”, disse Keone Hon, cofundador e CEO da Monad Labs, ao TechCrunch. “Estamos construindo uma plataforma para otimizar o consenso e a execução […] o que resulta em um sistema que pode processar um bilhão de transações por dia e 10.000 transações por segundo.”

A plataforma de contrato inteligente de camada 1 compatível com Ethereum Virtual Machine (EVM) foi cofundada por Hon, Eunice Giarta e James Hunsaker em 2022 para expandir a taxa de transferência no blockchain Ethereum. A equipe traz mais de sete anos de experiência na construção de sistemas de negociação de baixa latência e alta frequência (HFT) na Jump Trading.

Monad Labs arrecada US$ 19 milhões

“No fundo, estamos construindo uma plataforma, para que nossos principais clientes se expandam de forma transversal. De certa forma, você pode pensar em nós como pseudônimos com o iOS e o que o iPhone pode oferecer”, disse Giarta. “Estamos permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos como a App Store.”

Embora a plataforma não esteja disponível ao público, ela entrará em uma fase de testnet nos próximos meses com um lançamento de mainnet ainda este ano, disse.

A rodada incluiu 70 participantes, incluindo Placeholder Capital, Lemniscap, Shima Capital e Finality Capital, bem como investidores anjos como o cofundador da AngelList, Naval Ravikant. “Descobrimos que construir uma coalizão realmente ampla de apoiadores nos ajudou muito em nossa jornada”, disse Hon.

O capital será usado para dobrar a equipe para cerca de 24 nos próximos meses, disse Giarta.

“Em última análise, o problema de taxa de transferência limitada e altas taxas são desafios agudos no ecossistema Ethereum”, disse Hon. “Encontramos vários líderes na área que desejam enfrentar o problema de frente com melhorias fundamentais no sistema geral, a fim de criar o sistema mais otimizado possível.”

Em geral e no espaço criptográfico, as pessoas assumem que o Ethereum não pode ter bom desempenho, observou Hunsaker. Mas a Monad pretende se concentrar no desempenho e corrigir esse problema, acrescentou.

“Se você não tiver melhor desempenho, não poderá escalar para usuários comuns”, disse Hunsaker. “Estamos pensando no futuro. Os aplicativos em blockchains até agora têm sido simples, portanto, para criar aplicativos mais complexos e agregar valor natural, eles terão que ser mais complexos. Temos recursos planejados para expandir o que o blockchain pode fazer, mas nosso foco principal agora é o desempenho porque, sem isso, você não tem nada que possa ser usado em larga escala.”

Outros blockchains que anunciam alto desempenho “abandonaram o espaço Ethereum e as cadeias existentes que são compatíveis com EVM não inovaram, mas apenas usaram o que estava disponível para construir seu blockchain”, acrescentou Hunsaker. “Portanto, estamos reconstruindo o EVM para alto desempenho e tentando permanecer no ecossistema Ethereum porque achamos que é onde a maior parte da inovação aconteceu e continuará a acontecer.”

Embora o mercado atual de cripto e tecnologia em geral seja “desafiador”, a equipe está focada em melhorar o espaço Ethereum, compartilhou Hon. “Em última análise, queremos desenvolver um ecossistema vibrante de desenvolvedores e usuários de aplicativos. Do nosso ponto de vista, o futuro é brilhante”… leia mais em Teg6 14/02/2023