O MongoDB quer que os modelos de incorporação e reclassificação da Voyage AI ajudem as empresas com RAG em seus aplicativos de IA.

O desenvolvedor de mecanismos de banco de dados MongoDB adquiriu a Voyage AI para ajudar as empresas a reduzir alucinações em aplicativos com tecnologia de IA.

“Com esta aquisição, a MongoDB ajudará a fornecer resultados de alta qualidade nunca antes vistos com tecnologia de IA (por meio de recuperação de dados de alta qualidade) como uma solução de banco de dados totalmente formada — não com adições adicionais”, disse a empresa desenvolvedora de banco de dados em um comunicado.

A Voyage AI desenvolve modelos de incorporação e reclassificação usados ​​na geração aumentada de recuperação RAG. Esses modelos ajudarão a reduzir alucinações aprimorando a pesquisa vetorial com novas incorporações que capturam melhor o significado e melhorando a precisão da recuperação refinando os resultados da pesquisa para uma consulta específica, explicou a MongoDB.

A Voyage AI já é usada pela Anthropic, LangChain, Harvey e Replit.

Além disso, a integração dos modelos da Voyage AI permitirá que os clientes corporativos da MongoDB criem IA específica de domínio com modelos ajustados e otimizados para diferentes setores, como serviços financeiros, saúde e direito, e casos de uso como geração de código, disse a empresa.

Como os desenvolvedores corporativos se beneficiam

A integração da Voyage AI com o MongoDB garantirá que os desenvolvedores não precisem mais gerenciar APIs de incorporação externas, armazenamentos de vetores autônomos ou pipelines de pesquisa complexos, escreveu Dev Ittycheria, CEO da MongoDB, em uma postagem de blog.

“A recuperação de IA será incorporada ao próprio banco de dados, tornando a pesquisa semântica, a recuperação de vetores e a classificação tão perfeitas quanto as consultas tradicionais”, explicou Ittycheria.

Para as empresas, a aquisição se traduz em um tempo de valor mais rápido e maior confiança no dimensionamento de aplicativos de IA, disse ele.

A integração em si acontecerá em três fases, com os modelos de incorporação de texto, incorporação multimodal e reclassificação da Voyage AI permanecendo amplamente disponíveis por meio das APIs atuais da Voyage AI e por meio dos mercados AWS e Azure na primeira fase.

Na segunda fase, o MongoDB incorporará os recursos da Voyage AI no MongoDB Atlas, começando com um serviço de incorporação automática para Pesquisa de vetores, que lidará com a geração de incorporação automaticamente.

“A reclassificação nativa seguirá, permitindo que os desenvolvedores aumentem a precisão da recuperação instantaneamente”, escreveu Ittycheria.

Na terceira fase, o MongoDB adicionará recuperação avançada alimentada por IA com recursos multimodais aprimorados.

“Também planejamos introduzir modelos ajustados por instruções, permitindo que os desenvolvedores refinem o comportamento de pesquisa usando prompts simples em vez de ajustes finos complexos”, explicou Ittycheria, acrescentando que será complementado pela incorporação do gerenciamento do ciclo de vida na otimização do MongoDB Atlas de aplicativos de IA.

O valor da transação, de acordo com um relatório da Bloomberg, foi de US$ 220 milhõesleia mais em InfoWorld 24/02/2025