O Geely Holding Group adquiriu uma participação de 7,6% da montadora de luxo britânica Aston Martin Lagonda Global Holdings, ajudando a consolidar a participação da empresa chinesa em marcas de luxo e europeias.

A Geely não terá um assento no conselho no acordo, mas isso não pareceu importar em seus negócios anteriores. A Geely, que possui a Lotus e é a maior acionista da Polestar e da Volvo Cars, assumiu uma participação de 10% avaliada em US$ 9 bilhões na Daimler, controladora da Mercedes-Benz, em 2018. A Geely também não tinha assento no conselho, mas conseguiu exercer sua influência sobre a empresa, incluindo uma joint venture com a montadora alemã que lhe deu o controle parcial da marca de carros Smart.

O CEO do Geely Holding Group, Daniel Donghui Li, disse em comunicado que o histórico bem estabelecido da empresa e as ofertas de tecnologia poderão contribuir para o sucesso futuro da Aston Martin.

A Aston Martin ou a Geely não forneceram o valor da transação.

A Aston Martin também anunciou que levantou US$ 732 milhões de investidores que incluíam a participação da Mercedes-Benz e do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. O Yew Tree Consortium detém 19% da Aston Martin após o aumento. O Fundo de Investimento Público tornou-se um novo acionista âncora com uma participação de 18,7% na empresa.

“Estou muito satisfeito por termos concluído com sucesso este aumento de capital transformacional, que fortalece significativamente nossa posição financeira e aprimora nosso caminho para nos tornarmos um fluxo de caixa sustentável e positivo”, disse o presidente executivo Lawrence Stroll em comunicado. “Juntamente com Amedeo e a equipe de liderança, estamos totalmente focados em desbloquear o significativo potencial de criação de valor para os acionistas desta marca de desempenho britânica de ultraluxo.”… saiba mais em Teg6 30/09/2022