• Múltiplos de lucro — um múltiplo do medidor de lucro selecionado para um negócio. Isso varia de acordo com o tipo de negócio, mas inclui:
  • EBITDA, ou Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização , uma medida do desempenho financeiro geral de uma empresa
  • SDE, ou Seller’s Discritionary Earnings , uma métrica financeira que determina o verdadeiro benefício histórico para o proprietário da empresa
  • Múltiplos de receita — Um múltiplo da receita total do negócio. Observação: às vezes, as empresas SaaS têm uma combinação de receita recorrente e receita única. A receita recorrente é avaliada em um múltiplo maior. Os múltiplos de receita perdem muitos detalhes da estrutura operacional (e custos) dos negócios, mas podem ser especialmente úteis ao comparar, por exemplo, negócios SaaS com bases de clientes semelhantes, valor de vida útil (LTV) e custo de aquisição de clientes (CAC).
  • EV/Receita: Comumente usado para negócios em estágio inicial ou de maior crescimento sem ganhos positivos. O valor do negócio é obtido simplesmente multiplicando a receita anual pelo múltiplo.
  • EV/EBITDA: Comumente usado para comparar o valor relativo de diferentes negócios, principalmente empresas maiores. É um índice que compara o Enterprise Value (EV) de uma empresa com seus Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
  • EV/SDE: Comumente usado como referência por credores e potenciais adquirentes para avaliar o valor do negócio. Ele compara o valor da empresa de uma empresa com os ganhos discricionários do vendedor (fluxo de caixa livre do proprietário) e é mais comum para empresas menores, incluindo SaaS inicial com receita menor, onde a remuneração do fundador etc. um novo dono.
  1. Público x Privado: Os mercados públicos são maiores, líquidos e as avaliações tendem a ser mais altas, enquanto os privados são geralmente menores, mais difíceis de vender, menos líquidos e as avaliações tendem a ser mais baixas.
  2. Avaliação em dinheiro versus avaliação em papel: No mercado privado, a diferença entre o preço em dinheiro (transferência total de risco do comprador para o vendedor) e a avaliação em papel é significativa. Uma avaliação em dinheiro é normalmente menor do que uma avaliação em papel (na qual há apenas uma pequena parte da propriedade do negócio geralmente vista em transações de capital de risco e private equity). A SureSwift adquire de forma rápida, limpa e em dinheiro, e nossos negócios geralmente são uma transferência completa da empresa de um fundador para nós. Estruturas de negócios mais complicadas com apenas transferências parciais geralmente incluem mais contingências na determinação do valor de um negócio e, embora essas contingências e ganhos possam gerar um valor mais alto, elas não são certas e muitas vezes não acabam sendo pagas.

Então, como os múltiplos afetam a análise de avaliação baseada em fluxo de caixa?

As vantagens e desvantagens dos múltiplos de avaliação

Vantagens

  • O uso de múltiplos para análise de avaliação é uma ferramenta valiosa para tomar decisões de investimento, pois eles podem fornecer informações sobre a posição financeira de uma empresa.
  • É simples de calcular, tornando-se um método fácil para análise de avaliação relativa.
  • É simples e fácil de usar no contexto de negociação.
  • Se realizar a análise corretamente, os múltiplos podem e devem refletir o crescimento.

Desvantagens

  • A abordagem de base múltipla geralmente não captura totalmente as complexidades de possuir um negócio (taxa de crescimento, rotatividade, margens, ciclo de vida do produto) e pode simplificar demais uma avaliação adequada.
  • Embora mais simples, uma abordagem de base múltipla ainda depende de uma abordagem consistente de prazos (último ano fiscal? 12 meses anteriores? Desempenho mensal anualizado?) e medidas contábeis (receita bruta ou líquida? Quais ajustes são feitos para SDE?).
  • Múltiplos simplificam informações complexas em valores únicos, o que pode levar a interpretações errôneas e simplificação excessiva.

3 maneiras de usar uma avaliação múltipla ao falar com os adquirentes

Pesquisando múltiplos SaaS relevantes e atuais

  1. Fale com um comprador confiável. SureSwift conversa regularmente com fundadores de SaaS pensando em vender e querendo ter uma noção geral do valor de seus negócios e múltiplos relevantes.
  2. Procure pesquisas atuais e de base ampla. Por exemplo, a equipe da empresa de dívida SaaS SaaS Capital dedica muito trabalho à visão geral das avaliações de SaaS. Embora sua pesquisa não faça distinção entre as avaliações em dinheiro e papel e seja um pouco alta para pequenas empresas de SaaS, na minha opinião, ainda é ampla e super útil – especialmente para grandes empresas de SaaS.
  3. Converse com fundadores com empresas semelhantes que venderam recentemente. Lembre-se de que os detalhes do negócio geralmente são privados. Portanto, os fundadores podem não querer divulgar nada exato, mas perguntar geralmente sobre os múltiplos que viram – e as estruturas de negócios (todos em dinheiro?) para ajudar a ter uma noção do mercado. Suas fontes serão melhores de fundadores com negócios semelhantes aos seus, nos quais você confia para não brilhar seus próprios múltiplos em suas saídas. Muitos desses fundadores de SaaS frequentam comunidades como Founder Summit e MicroConf .
  4. Contrate um banqueiro ou consultoria especializada . Qualquer consultor mergulhado em seu espaço deve ser capaz de lhe dar uma expectativa MUITO atual e diferenciada sobre o valor do seu negócio e prováveis ​​múltiplos. Lembre-se de que você pode obter algumas dessas informações de descoberta antes de assinar com um consultor de transações e, depois de se inscrever para obter ajuda na venda, estará firmemente comprometido com esse consultor e compartilhará o preço de saída com eles conforme acordado.

Conclusão