Com o objetivo de se tornar “mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025”, a Petz realizou uma série de aquisições no ano passado para expandir sua oferta de produtos e serviços.

A mais relevante foi a Zee.Dog, marca de produtos premium para cachorros adquirida em agosto do ano passado, por cerca de R$ 700 milhões. Depois vieram a Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento do influenciado Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, e a Cansei de Ser Gato, plataforma digital de conteúdo e produtos para gatos. A mais recente compra foi a Petrix, empresa de tapetes higiênicos, neste começo de ano, que está sob análise do Cade.

Embora ainda esteja de olho no mercado para continuar completando sua oferta de produtos e serviços, a prioridade da Petz para este ano envolve a integração dessas empresas e capturar sinergias

“Nossa ideia não é apenas fazer uma integração, mas garantir que essas empresas possam oferecer retorno para a Petz”, diz ao NeoFeed a vice-presidente de finanças e novos negócios do Grupo Petz, Aline Penna. “Queremos integrar da maneira correta, buscando o melhor equilíbrio entre qualidade e velocidade.”

Os trabalhos nesse sentido já começaram. A principal integração foi da Zee.Dog, cujos números passaram a ser computados nos resultados trimestrais da companhia, depois de a aquisição ter sido concluída no fim do ano passado.

Leia também demais posts relacionados a Pets no Portal Fusões & Aquisições.

Na Petz chegou a hora de capturar sinergias

Mesmo diante de um cenário desafiador para produtos considerados não essenciais pelos tutores, por conta da inflação que atinge o setor e o varejo como um todo, a Zee.Dog apresentou um crescimento de cerca de 50% da receita bruta no primeiro trimestre, para R$ 58,6 milhões.

Ainda que tenha tido um impacto positivo, Penna disse que há muito o que fazer em relação à Zee.Dog, admitindo que não foram capturadas todas as sinergias possíveis. A expectativa é de que as mais relevantes comecem a ser geradas no início do segundo trimestre, sendo totalmente auferidas até a primeira metade de 2023.

“A expectativa é de que a rentabilidade tenha uma evolução ao longo dos próximos trimestres”, diz Penna, citando alguns ajustes na operação para concretizar esses ganhos, como a substituição total dos tapetes higiênicos atualmente importados pela Zee Dog.

Junto com a questão da integração, a Petz está trabalhando na expansão dos serviços de saúde para animais, através da abertura de novos hospitais, que fazem parte de uma estrutura verticalizada que equilibra qualidade técnica e rentabilidade. Atualmente, a Petz conta com 140 clínicas pelo Brasil, sob a bandeira Seres.

“Estamos também levando a parte de saúde para um novo patamar, contratando um vice-presidente de serviços para cuidar também dessa área. É o quinto vice-presidente da companhia e mostra a relevância que queremos dar para essa operação”, afirma Penna.

Inflação

Enquanto trabalha para integrar as companhias recém-adquiridas e criar um ecossistema completo de produtos e serviços, a Petz está atuando para mitigar os efeitos que a inflação de custos está tendo sobre suas atividades…… leia mais em NeoFeed 05/05/2022