A plataforma de desenvolvimento Web Netlify anunciou hoje que adquiriu seu concorrente Gatsby, a empresa por trás da estrutura de código aberto GatsbyJS. A Gatsby, que levantou um total de US$ 46,8 milhões, incluindo uma Série B de US$ 28 milhões liderada pela Index Ventures em 2020, nunca obteve a tração que concorrentes como a própria Netlify ou a Vercel viram nos últimos anos, apesar de ver um crescimento sólido de sua plataforma de nuvem comercial. . Enquanto isso, a Netlify agora tem clientes como Twilio, Mattel e Verizon e hospeda mais de 3 milhões de desenvolvedores em sua plataforma, de acordo com seus próprios dados. As duas empresas não divulgaram o preço de compra.

Um ou dois anos atrás, colocaríamos todas essas empresas sob o apelido de “JAMStack”, onde JAM significa JavaScript, API e Markup — um termo cunhado pelo cofundador e CEO da Netlify, Mathias Biilmann. Hoje, você receberá um e-mail animador de suas empresas de relações públicas se disser isso, já que o termo preferido agora é “arquitetura combinável” ou, no caso da Vercel, simplesmente “plataforma front-end”. Para ser justo, essas plataformas evoluíram bastante e agora oferecem um conjunto mais abrangente de recursos além do suporte à pilha JAM.

Netlify adquire plataforma de front-end GatsbyA Netlify enfatiza que está adquirindo a Gatsby, pelo menos em parte, por seu Valhalla Content Hub, que a empresa descreve como uma camada de dados centralizada que ajuda as empresas a tornar suas várias fontes de dados acessíveis por meio de uma API GraphQL unificada. Com o hub de conteúdo, Gatsby mudou seu foco de sua estrutura de front-end de propósito geral, mas com isso, também entrou no espaço altamente competitivo de tudo-como-um-GraphQL-API unido, onde Apollo GraphQL, Kong e outros já jogavam.

“O futuro da web são as arquiteturas combináveis. A aquisição da Gatsby não apenas acelera nosso roteiro de produtos, mas, mais importante, nos permite fornecer aos desenvolvedores maior flexibilidade e escolha na criação de experiências Web combináveis”, disse Biilmann. “Estamos entusiasmados em integrar as inovações em nuvem do Gatsby na plataforma Netlify e abrir o hub de conteúdo e o ecossistema de plug-ins de origem do Gatsby para o mundo diversificado de estruturas de front-end modernas, como Astro, Next e Remix.”

O co-fundador do GatsbyJS, Kyle Mathews, observou hoje que a Netlify planeja investir na estrutura Gatsby, enquanto muitos dos recursos do Gatsby Cloud serão integrados ao Netlify e o Valhalla Content Hub ficará disponível como parte da plataforma Netlify.

“Após anos de parceria com a Netlify, estamos entusiasmados em unir forças”, disse Zack Urlocker, CEO da Gatsby. “Compartilhamos a crença no futuro da arquitetura composable e, juntos, seremos mais capazes de levar nossa solução de nuvem para equipes corporativas e acelerar a adoção de composable.”

No que diz respeito às citações clichês de aquisição de startups, isso é o mais clichê possível, mas pelo menos não há menção a uma jornada incrível… leia mais em Teg6 01/02/2023