A japonesa Nissan Motor disse nesta quarta-feira que concordou em adquirir todas as ações ordinárias da Vehicle Energy Japan detidas pelo maior acionista da fabricante de baterias de íons de lítio.

A Nissan acrescentou que, após a aquisição das ações detidas pela Innovation Network Corporation of Japan (INCJ), um fundo estatal, a Vehicle Energy Japan se tornará sua subsidiária consolidada, na qual deterá ações ao lado dos atuais acionistas Maxell e Hitachi Astemo.

A Nissan não forneceu detalhes financeiros do negócio.

A Vehicle Energy Japan desenvolve, fabrica e vende baterias de íons de lítio para veículos híbridos.

“O investimento permitirá à Nissan garantir um fornecedor de baterias estável e contribuir para o desenvolvimento de baterias de próxima geração com uma vantagem competitiva em termos de desempenho e custo”, disse a Nissan em comunicado.

O fornecimento estável de materiais de bateria está entre os muitos desafios enfrentados pelas montadoras em todo o mundo, à medida que regulamentações ambientais mais rígidas aceleram a produção e as vendas de carros eletrificados e mais limpos.

A Honda Motor Co, rival da Nissan, disse recentemente que formou uma parceria com a trading Hanwa Co para garantir o fornecimento estável de metais essenciais usados ​​em baterias para veículos eletrificados… saiba mais em Valor Econômico 07/09/2022