Nomad Foods otimista com crescimento liderado pela inovação com linha de visão em fusões e aquisições
A Nomad Foods injetou alguma vantagem em sua previsão de crescimento orgânico para 2025, liderada pela inovação, mais gastos promocionais e possivelmente fusões e aquisições.
O presidente-executivo Stefan Descheemaeker está apostando em fazer mais avanços na progressão do volume no novo ano fiscal após três trimestres consecutivos de ganhos, já que o fabricante de alimentos congelados do Reino Unido orientou para uma impressão de crescimento orgânico de 1-3%.
Isso representaria uma aceleração do 1% relatado esta semana para 2024, embora o EBITDA ajustado deva ficar um pouco abaixo do ano passado em 2-4%, em comparação com os 5% alcançados nos 12 meses anteriores.
O investimento será voltado para as maiores marcas e categorias da Nomad Foods – as chamadas Must Win Battles, onde busca manter e aumentar a participação de mercado e as vendas em relação aos concorrentes – mas também o que Descheemaeker descreveu como “plataformas de crescimento selecionadas”.
A “maior parte” da inovação em 2025 virá das Must Win Battles, que, de acordo com Descheemaeker, respondem por cerca de 50% das vendas – € 3,1 bilhões (US$ 3,3 bilhões) em 2024 com base em um declínio de 0,3% no preço/mix e um aumento de volume de 1,3%.
No último trimestre, esses números foram mais pronunciados em uma redução de 1,6% e um aumento de 4,7%, respectivamente.
Eles são “criticamente importantes para o nosso sucesso”, disse o CEO da proprietária da marca Findus e Iglo aos analistas, acrescentando: “Embora nosso foco permaneça em nossas Must Win Battles, recentemente temos investido estrategicamente em plataformas de crescimento selecionadas.
“Essas são principalmente áreas onde vemos oportunidades de alavancar a capacidade em um mercado para expandir nossa presença em outro mercado com uma abordagem de elevação e lançamento.”
Espera-se que os gastos com publicidade e promoções (A&P) mais uma vez “superem o crescimento das vendas” no ano novo, após chegar a 4% em 2024 e 14% em 2023, confirmou Descheemaeker.
“Nossa inovação, enquanto isso, saltou de 4,2% em 2023 para 4,8% em 2024 e esperamos que ultrapasse facilmente 5% em 2025”, acrescentou.
“E quando combinamos inovação com renovação, esperamos que nossa taxa de renovação, ou porcentagem de vendas em que nossos produtos são novos ou atualizados, dobre de um dígito alto em 2024 para um dígito médio a alto em 2025.”
Embora Descheemaeker não tenha se comprometido totalmente a fazer aquisições este ano, ele sugeriu que a Nomad Foods está aberta a possíveis negócios, mais provavelmente complementares, à medida que as lacunas de avaliação entre compradores e vendedores começam a diminuir.
Explicando seu pensamento, o CEO disse aos analistas: “Continuamos recomprando ações, que são as melhores aquisições que podemos fazer. Mas também, ao mesmo tempo, acho que o que também vemos é que há algumas coisas, talvez sob a tela do radar, não objetos brilhantes, que poderíamos considerar em nossa categoria – novas subcategorias em alguns países onde temos muitas sinergias e esse é o tipo de coisa que estamos considerando cada vez mais… leia mais em Yahoo! 05/02/2025