A Novartis está planejando uma cisão da Sandoz, sua unidade de genéricos e biossimilares, e posterior listagem na Suíça, um movimento que vai permitir à farmacêutica focar em novos medicamentos.

Após a oferta inicial de ações, a Sandoz se tornaria a maior empresa aberta de genéricos na Europa, de acordo com a Novartis.

O processo de cisão deve ser concluído na segunda metade de 2023. “Para a Novartis, a separação da Sandoz apoia nossa estratégia de construir uma empresa focada em remédios inovadores, com foco em cinco áreas terapêuticas, e força nas plataformas tecnológicas”, comenta Vas Narasimhan, diretor-presidente.

Leia mais em Valor Econômico 25/08/2022

A Novartis anuncia a intenção de separar os negócios da Sandoz para criar uma empresa independente por meio de um spin-off 100%

A revisão estratégica da Sandoz conclui que uma separação da Sandoz por meio de um spin-off de 100% é do melhor interesse dos acionistas, criando a empresa europeia de genéricos número 1 e líder global em biossimilares, e uma Novartis mais focada

O spin-off planejado de 100% permitiria que os acionistas da Novartis participassem plenamente da potencial vantagem futura da Sandoz e da Novartis Innovative Medicines

A Sandoz está planejada para ser incorporada na Suíça e listada na SIX Swiss Exchange, com um programa American Depositary Receipt (ADR) nos EUA

Espera-se que a transação seja geralmente neutra em termos fiscais para a Novartis e esteja sujeita a condições de mercado, decisões e pareceres fiscais, endosso final do Conselho e aprovações de acionistas; com conclusão prevista para o H2 2023

Basileia, 25 de agosto de 2022 — A Novartis anunciou hoje sua intenção de separar a Sandoz, sua divisão de genéricos e biossimilares, em uma nova empresa independente de capital aberto, por meio de um spin-off de 100%.

O spin-off visa maximizar o valor para os acionistas, criando a empresa europeia de genéricos número 1 e líder global em biossimilares, permitindo que os acionistas da Novartis participem plenamente da potencial vantagem futura da Sandoz e da Novartis Innovative Medicines.

Tanto para os negócios Innovative Medicines quanto para Sandoz, o spin-off permitiria um foco aprimorado e a capacidade de buscar estratégias de crescimento independentes. Espera-se que a Sandoz entregue sua próxima onda de crescimento com base no pipeline de biossimilares existente de mais de 15 moléculas, uma equipe de gerenciamento e organização fortes e experientes. A Novartis pretende se tornar uma empresa de medicamentos inovadores focada, com um perfil financeiro mais forte e melhor retorno sobre o capital.

A Sandoz autônoma estaria sediada na Suíça e listada na SIX Swiss Exchange, com um programa American Depositary Receipt (ADR) nos EUA.
Joerg Reinhardt, Presidente do Conselho de Administração da Novartis, disse: “Nossa revisão estratégica examinou todas as opções para a Sandoz e concluiu que um spin-off de 100% é do melhor interesse dos acionistas. Um spin-off permitiria que nossos acionistas se beneficiassem dos potenciais sucessos futuros de uma Novartis mais focada e de uma Sandoz autônoma, e ofereceria teses de investimento diferenciadas e claras para os negócios individuais. A Sandoz se tornaria a empresa europeia de genéricos de capital aberto e líder global em biossimilares com sede na Suíça.”

Vas Narasimhan M.D., CEO da Novartis, disse: “Para a Novartis, a separação da Sandoz apoiaria ainda mais nossa estratégia de construir uma empresa de medicamentos inovadores focada, com profundidade em cinco áreas terapêuticas principais e força nas plataformas tecnológicas. Além disso, ambas as empresas poderiam se concentrar em maximizar a criação de valor para seus acionistas, priorizando a alocação de capital e recursos, empregando políticas separadas de estrutura de capital e aumentando o foco da administração em suas respectivas necessidades de negócios.”

Novartis: Empresa Focada em Medicamentos Inovadores

A Novartis continuará expandindo sua posição forte em cinco áreas terapêuticas principais (Hematologia, Tumores Sólidos, Imunologia, Neurociência e Cardiovascular), força em plataformas tecnológicas (Terapia Gérea, Terapia Celular, Radioligante, Degradação de Proteínas Direcionadas e xRNA) e uma pegada geográfica equilibrada. A Novartis também continuará progredindo na implementação de sua nova estrutura organizacional anunciada em abril de 2022, integrando as unidades de negócios Farmacêutica e Oncológica com organizações comerciais separadas dos EUA e internacionais, apoiadas por uma nova função de Estratégia e Crescimento e unidade de Operações para aumentar o foco, fortalecer a competitividade e impulsionar sinergias. A Novartis continua comprometida com suas fortes prioridades de classificação de crédito e alocação de capital de grau de investimento, incluindo nosso crescente dividendo anual (CHF).
Sandoz: #1 Empresa Europeia de Genéricos e Líder Global em Biossimilares

A Sandoz gerou US$ 9,6 bilhões de vendas em 2021 e atendeu mais de 100 mercados em todo o mundo, com uma forte presença na Europa, bem como nos Estados Unidos e no Resto do Mundo. A Sandoz alavancaria sua marca forte e sustentaria sua posição de liderança global, continuando a investir nas principais áreas estratégicas de Biossimilares, Antibióticos e Medicamentos Genéricos.
Como uma empresa independente, a Sandoz se concentraria em sua visão de fornecer acesso aos pacientes, aproveitando os pontos fortes e a força de trabalho orientada a propósitos da empresa. A Sandoz executaria uma estratégia de crescimento com uma abordagem focada para implantar recursos de forma eficiente e eficaz, fortalecer as principais plataformas e oferecer excelência de lançamento. Após o spin-off proposto, a Sandoz teria como alvo uma classificação de crédito de grau de investimento, fornecendo flexibilidade financeira suficiente para cumprir seus planos de crescimento, investir em oportunidades de crescimento incremental, com a visão de fornecer dividendos atraentes. Uma atualização sobre a política de dividendos planejada da Sandoz será fornecida no devido tempo. Quaisquer dividendos Sandoz seriam incrementais aos dividendos da Novartis.

Detalhes Adicionais da Transação

A conclusão da cisão proposta está sujeita à satisfação de certas condições, incluindo consulta com conselhos de empresa e representantes dos funcionários (conforme necessário), condições gerais de mercado, recebimento de decisões e pareceres fiscais favoráveis, endosso final pelo Conselho de Administração da Novartis AG e aprovação dos acionistas. Não pode haver garantia sobre o momento final da transação proposta ou de que a transação será concluída. Mais detalhes sobre o spin-off proposto, incluindo a taxa de distribuição proposta, o cronograma detalhado e a composição do conselho de administração da Sandoz, serão fornecidos em uma data posterior.Leia mais em Novartis 25/08/2022