O ano de 2022 trará novas regras para o calendário de negociações da B3, que deixará de parar nos feriados do município e estado de São Paulo. Ou seja, haverá pregão nos dias do Aniversário de São Paulo (25 de janeiro), da Revolução Constitucionalista (9 de julho) e no da Consciência Negra (20 de novembro).

O novo calendário da B3, no entanto, seguirá obedecendo os feriados nacionais, incluindo a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval (28 de fevereiro e 1 de março). Na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), o pregão à vista e de derivativos irá começar às 13h, como já ocorre.

Nas vésperas de Natal e Ano Novo também não haverá pregão, bem como em 25 de dezembro e 1 de janeiro. Desses dias, porém, apenas 31 de dezembro não irá cair em um final de semana, em 2022.

B3

Com a mudança das regras, o calendário da B3 passará a seguir o utilizado pelo Banco Central. Pelo modelo antigo, por exemplo, havia dias em que o dólar à vista era negociado sem que houvesse pregão de dólar futuro (com muito mais liquidez).

Segundo a B3, a alteração no calendário visa alinhar às praticas das principais bolsas estrangeiras, que costumam parar apenas em feriados nacionais.

Embora passe a valer somente no próximo ano, a decisão foi anunciada ainda em 2020, meses após a antecipação de feriados em São Paulo ter provocado confusão sobre seu funcionamento, já que diversas operações já estavam previamente programadas para aqueles dias. Na época, B3 e bancos chegaram a soltar uma nota pública em que falavam de “grande risco sistêmico”, caso obedecessem a repentina antecipação dos feriados…Leia mais em indicesbovespa 30/12/2021