Com o ambiente de negócios recheado de incertezas e as taxas de juros avançando nas principais economias do mundo, gestores de renda variável têm encontrado dificuldades para aportar seu patrimônio na modalidade.

Nunca vi europeu tão otimista com a bolsa brasileira

Não por acaso, os níveis de alocação na renda variável estão historicamente baixos atualmente. No entanto, parece consenso entre os participantes do mercado que a bolsa brasileira é uma das poucas opções viáveis no momento no mundo, mesmo que dados de fluxo ainda não mostrem isso na prática.

Marcelo Sá, estrategista-chefe de ações do Itaú BBA, afirmou ao Valor, após retornar de roadshow na Europa, que nunca viu os investidores do Velho Continente tão otimistas com o mercado de ações doméstico em termos relativos. Segundo ele, nas mais de 30 reuniões em que ele e o economista Luiz Cherman participaram com gestores locais, houve discurso de otimismo em relação a possíveis cortes na taxa de juros local, certa leniência com as incertezas fiscais e preferência por teses domésticas em detrimentos das commodities.,.. leia mais em Valor Econômico 30/09/2022