A Nvidia (NASDAQ:NVDA) adquiriu a empresa de dados sintéticos Gretel por nove dígitos, informou a Wired, citando pessoas familiarizadas com o acordo.

O preço do acordo superou a avaliação mais recente da Gretel, sediada em San Diego, de US$ 320 milhões, acrescentou o relatório. No entanto, os termos exatos do acordo não eram conhecidos.

A Gretel fornece uma plataforma para acessar sintéticos para melhor treinamento de modelos de IA e também oferece Interface de Programação de Aplicativos, ou APIs para desenvolvedores que desejam construir modelos de IA generativos, mas não têm acesso a dados de treinamento suficientes ou têm preocupações com a privacidade sobre o uso de dados do mundo real. A Gretel ajusta os modelos de código aberto existentes para adicionar recursos de privacidade e segurança diferenciais.

Dados sintéticos são dados não criados por humanos que imitam dados do mundo real. Eles são gerados por meio de métodos estatísticos ou usando técnicas de IA, como aprendizado profundo e IA generativa. Dados sintéticos podem vir na forma de multimídia, tabular ou texto. As organizações os usam para pesquisa, testes, novos desenvolvimentos e pesquisa de aprendizado de máquina. Dados sintéticos podem potencialmente resolver a crescente necessidade, ainda que escassa, de dados de treinamento do mundo real de alta qualidade para modelos de IA.

A Gretel e sua equipe de cerca de 80 funcionários serão fundidas na Nvidia, … leia mais em Seeking Alpha 19/03/2025