A Ayar Labs, especializada no uso de luz para transferir dados entre chips, recebeu investimento dos três maiores designers de semicondutores dos EUA, à medida que a indústria busca processamento de IA mais eficiente.

A empresa, com sede em São José, na Califórnia, informou que levantou US$ 155 milhões da Nvidia, AMD Ventures e Intel Capital em uma rodada de financiamento liderada pela Advent Global Opportunities e Light Street Capital. Com este investimento, o valuation da Ayar Labs ultrapassou US$ 1 bilhão, disse à Bloomberg News o cofundador e CEO, Mark Wade.

O boom da inteligência artificial tem sido uma empreitada cara e intensiva em energia para financiar. A tecnologia que a possibilita, principalmente unidades de processamento gráfico da Nvidia, projetadas para lidar com muitas tarefas simultâneas, exige a rápida e constante transmissão de dados em sistemas de servidor. Isso cria gargalos, requer bastante energia e gera calor significativo durante a operação. A solução da Ayar Labs para estes desafios utiliza luz, ou fótons, para acelerar a transmissão de dados.

“A carga de trabalho da IA está realmente quebrando a espinha dorsal da infraestrutura de hardware existente, especialmente nas interconexões,” disse Wade. “Nós descobrimos uma maneira de substituir essas interconexões elétricas.”

A luz tem sido usada há décadas para transportar dados, como nos cabos de fibra óptica submarinos que conectam continentes. A Ayar Labs encolheu a tecnologia em várias ordens de magnitude para encaixá-la em um pacote de chip… leia mais em MSN 11/12/2024