As ações da Nvidia subiam cerca de 7% nesta terça-feira, chegando a atingir um recorde, com o valor de mercado da fabricante de chips de inteligência artificial a cerca de 100 bilhões de dólares de ultrapassar a Apple, em um grande rearranjo entre dois dos maiores players de Wall Street.

Com a ação sendo negociada a 1.128 dólares, a capitalização de mercado da Nvidia atingiu 2,8 trilhões de dólares, contra um valor de mercado de 2,9 trilhões de dólares da Apple, que é a segunda empresa mais valiosa de Wall Street, depois da Microsoft.

As ações da Nvidia chegaram a subir 8%, para 1.149,39 dólares, durante a sessão, um recorde intradiário. Os papéis da Apple, por sua vez, caíam 0,2% nas negociações da tarde.

Os papéis da Nvidia já acumulam alta de quase 13% desde que a empresa previu na semana passada receitas superiores às expectativas de Wall Street para o segundo trimestre e anunciou um desdobramento de ações, o que animou investidores à medida que continuam apostando na “queridinha” da IA.

“O mercado tem lutado para acompanhar a trajetória de crescimento cada vez melhor da empresa. Com um múltiplo de lucros futuros na casa dos trinta e poucos, isso ainda não parece ser uma bolha”, disse Derren Nathan, chefe de análise de ações da Hargreaves Lansdown.

Recentemente, a Nvidia foi negociada a 36 vezes suas estimativas de lucro futuro, em comparação com 38 para a Advanced Micro Devices e 21 para a Intel, de acordo com dados da LSEG.

A Nvidia, que tem sido uma das maiores beneficiárias do “boom” da IA, apurou um salto de cinco vezes na receita em seu segmento de data center na semana passada, enquanto clientes faziam fila para comprar seus chips de alto desempenho.

Alphabet, Microsoft, Amazon.com e outras empresas de tecnologia têm competido por um fornecimento limitado de chips de última geração da Nvidia conforme buscam dominar a computação de IA.

A Microsoft ultrapassou a Apple como a empresa mais valiosa do mundo no início deste ano, ao dar a largada à frente de outras empresas de tecnologia devido aos ganhos obtidos por investimentos iniciais em IA em seus serviços em nuvem.

As ações da Microsoft caíam 0,4% nesta terça-feira, dando-lhe um valor de mercado de 3,1 trilhões de dólares… leia mais em ISTOÉ Dinheiro 28/05/2024