O que é lock-up’ em IPOs? Saiba aqui como funciona
Toda empresa que deseja captar recursos da sociedade em geral para financiar suas operações de expansão pode recorrer à Bolsa de Valores ― B3. Nesse momento, deve ser feita uma oferta inicial, já que se trata de sua estreia no mercado de capitais. Os investidores, por sua vez, podem fazer reservas a fim de serem os primeiros a comprarem tais papéis.
Como forma de impedir a negociação demasiada do título recém-colocado no mercado, foi estendido um dispositivo conhecido como lock-up. Ele impede que as ações sejam vendidas nos primeiros momentos de abertura do mercado.
…

O que é lock-up em um IPO?
O mecanismo de lock-up é, na verdade, uma cláusula contratual concernente às reservas feitas para a compra de ações em uma oferta primária. Ele não é exatamente um artifício novo, pois antes era aplicado aos membros de uma determinada empresa que fizesse um IPO. A razão disso é que esses gestores têm acesso a informações privilegiadas.
A novidade ficou por conta da extensão dessa cláusula. Agora uma organização que pretenda se lançar na bolsa deve fazer a escolha se seu IPO será com ou sem lock-up. Só que atualmente, esse lock-up se estende aos investidores em geral, e não mais apenas aos membros internos da companhia.
Assim, quando um investidor participa de IPO com lock-up, ele se vê obrigado a ficar com as ações durante um período pré-determinado pela empresa lançadora. Caso ele venha a se desfazer desses papéis antes do tempo acordado, deverá pagar uma multa.
Quais os motivos que levaram à criação do lock-up?
Tradicionalmente, havia um grande movimento de negociações logo nos primeiros dias da estreia de papéis na bolsa, sobretudo no primeiro dia. Isso ocorria porque os investidores que faziam reserva para compra inicial vendiam as ações ao menor sinal de valorização. A depender do trabalho de marketing feito dias antes, a valorização podia ser alta.
Essa estratégia é conhecida como flipagem. O lock-up estendido aos investidores pessoa física tem a intenção de evitar tal acontecimento. Além disso, quando pensamos no mecanismo atuando sobre os investidores institucionais, percebe-se que a especulação dos acionistas majoritários sobre os minoritários é evitada.
Assim, a alta volatilidade dos papéis nos primeiros dias é afastada. Além disso, o mecanismo força os investidores a pensarem mais no longo prazo, pois é preciso ficar algum tempo de posse das ações. Vale destacar que a participação em um IPO com lock-up não é obrigatória. Uma mesma estreia pode ofertar papéis nas duas condições, com e sem lock-up.
Quais são as vantagens da trava?
Seguramente, uma das principais vantagens do lock-up em um IPO é a proteção dos acionistas minoritários. Como a volatilidade pode ser reduzida nos dias de estreia, a calmaria fica mais evidente nos mercados. Além disso, há uma menor pressão por parte dos acionistas minoritários.
Outra vantagem ao investidor pessoa física ao optar pelo lock-up é receber a prioridade no período de reserva das ações. Caso a demanda seja alta, o rateio priorizará aquelas pessoas que preferiram adquirir suas ações com a cláusula do lock-up… Leia mais em euqueroinvestir 25/07/2021