Quatro conclusões de uma discussão com negociadores de private equity sobre enfrentar os ventos contrários atuais e olhar para o futuro.

A SS&C Intralinks e a Private Equity Wire reuniram recentemente um painel de especialistas do setor de investimentos alternativos para compartilhar perspectivas sobre o atual ambiente de negociação. O painel apresentava Mark A. Solovy, diretora administrativa da Monroe Capital que atua como co-chefe de investimento em tecnologia e co-chefe de seu grupo SPAC; Michelle Jacobi, diretora administrativa da Gatewood Capital Partners, uma investidora especializada que ancora gerentes emergentes, definida como um fundo um, dois ou três; Kate Horin, VC, H/L Ventures, uma empresa de capital de risco em estágio inicial focada em investir no nexo do impacto do crescimento e da diversidade; e eu, gerente de vendas, investimentos alternativos da SS&C Intralinks trabalhando com fundos de private equity em toda a América do Norte.

Juntos, o grupo discutiu as experiências de suas empresas no primeiro semestre de 2022 e olhou para o terceiro trimestre, quarto trimestre e além. Reuni quatro conclusões importantes da discussão e incluí um link abaixo para assistir à conversa convincente em sua totalidade.Intralinks

1. Atualização de mercado

À medida que a conversa começou, imediatamente ficou evidente que os palestrantes agora esperam que o private equity (PE) diminua a atividade nos próximos dois trimestres — mesmo que suas experiências no primeiro semestre do ano tenham diferir.

Solovy apontou que o primeiro trimestre de 2022 estava ativo do ponto de vista de sua empresa. Muitos negócios de capital próprio de PE e de crescimento que começaram em 2021 não foram fechados até o final do ano e, em vez disso, foram concluídos no início de 2022. No entanto, os investidores agora estão acompanhando de perto a inflação e o aumento das taxas de juros, e isso está começando a desacelerar a atividade.

“Tem sido mais difícil chegar a um encontro de mentes entre compradores e vendedores, ou investidores e empresas, em termos de avaliações de transações”, explicou Solovy. “Então, estamos vendo um pouco de desaceleração.”

Enquanto isso, Jacobi, falando da perspectiva de um gerente emergente, disse que sua empresa viu um aumento no fluxo de negócios. “Os gerentes que estão procurando se transformar ou iniciar suas próprias empresas, que estão procurando esse capital âncora para obter seus primeiros fechamentos de escala, [veram] uma aceleração real do fluxo de negócios.” No entanto, a partir de suas conversas com outros LPs no mercado, ela tem ouvido perspectivas semelhantes às da Solovy: “As pessoas vão começar a recuar um pouco, pelo menos no ritmo e, provavelmente, no volume de negócios que estão fazendo no resto do ano”, lembrou ela.

2. A janela de IPO está fechando (por enquanto)

Eu previ que continuaremos a ver menos ofertas públicas iniciais (IPOs) do que nos trimestres anteriores, e isso pode levar a alguns negócios intrigantes de private equity. À medida que as avaliações continuam a diminuir, será muito interessante ver como os fundos de PE podem vender suas oportunidades, portfólio de empresas e encontrar compradores estratégicos que façam mais sentido.

Horin acrescentou que há um forte apetite por investimento e diversificação. Nos próximos dois ou três anos, ela disse: “… os fundos que têm mandatos de estágio anterior tendem a se sair melhor nesse ambiente porque … os fundos em estágio inicial parecem bem cronometrados no momento para perder os piores efeitos de um mercado de saída mais difícil.” Isso ocorre em grande parte porque os fundos das Séries A e B têm um tempo previsto de saída de cinco a sete anos, explicou Horin.

3. Previsões

Quanto ao que está por vir, todos os palestrantes concordaram que uma mudança está reservada para o mundo da PE. Do ponto de vista da Solovy, compradores e vendedores ainda estarão trabalhando na instabilidade atual pelo menos no próximo trimestre, descobrindo a descoberta de preços em um mercado volátil à medida que avançam. À medida que o final do ano se aproxima, no entanto, ele acredita que os gerentes de ativos se encontrarão sob pressão para implantar capital até o final do ano.

Jacobi sentiu que essa corrida aconteceria no início de 2023, em vez de no final de 2022. Novas alocações se abrirão novamente, observou ela. Até o momento, a experiência de sua empresa tem sido estável, e eles quase não viram nenhuma desaceleração do lado do gerente emergente. O resto do mercado, no entanto, provavelmente será bastante lento, ela concordou.

Horin observou alguns setores que valem a pena ficar de olho durante o segundo semestre do ano – principalmente aqueles que se beneficiam de favores regulatórios, como Cleantech, Futuro do Trabalho e Alimentação e Agricultura.

Notei que o Preditor de Fluxo de Negócios da SS&C Intralinks para o terceiro trimestre de 2023 oferece uma ferramenta de projeção útil para o que está por vir no próximo trimestre. De acordo com o relatório, o mercado geral de fusões e aquisições (M&A) será relativamente plano, com uma pequena queda na América do Norte e em outras partes do mundo. Embora haja um ligeiro aumento da atividade esperado na EMEA, o terceiro trimestre deve ser plano ou ligeiramente baixo, de um modo geral.

4. Tecnologia para o resgate

O único ponto positivo, ao que parece, era a tecnologia. Os palestrantes concordaram que grandes saltos foram feitos nas ferramentas usadas para integrar investidores e se comunicar com eles. O dia-a-dia da negociação nos mercados privados mudou drasticamente para melhor nos últimos dois anos.

“Tivemos que nos transformar neste mundo de fazer as coisas mais digitalmente e menos pessoalmente”, lembrou Solovy. “Agora raramente vemos ofertas que não tenham esse pool de dados na sala de dados. Então é que é muito melhor. É muito mais eficiente para nós.”

Jacobi concordou: “Então, enquanto antes teríamos tido muitas reuniões presenciais no início, agora simplificamos isso para ser muito mais virtual nos primeiros dias e, em seguida, temos nossos locais muito mais tarde no processo, quando aprendemos o suficiente para saber que poderia ser uma oportunidade interessante.” Por Mark Nafash – Para ouvir toda a conversa, clique aqui. Leia mais em Intralinks 25/07/2022