OpenAI adquire Multi para reforçar tecnologia de colaboração remota
A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (24) a aquisição da Multi, anteriormente conhecida como Remotion, em um movimento significativo para fortalecer sua presença no setor de soluções empresariais. A Multi, fundada por Alexander Embiricos, ex-gerente de produto do Dropbox, e Charley Ho, ex-engenheiro de Software do Google, é reconhecida por sua plataforma de colaboração remota centrada em videoconferências, projetada para melhorar a eficiência de equipes de trabalho distribuídas.
A transação, que é descrita como um “acquihire” (aquisição com foco na contratação de talentos), envolve a integração da maior parte da equipe da Multi à OpenAI. Este movimento estratégico ocorre em meio a um período de expansão agressiva da OpenAI no mercado de soluções empresariais. Na semana passada, a empresa anunciou a compra da empresa de tecnologia de banco de dados Rockset.
Recentemente, a OpenAI divulgou que sua plataforma corporativa de chatbot baseada em IA, o ChatGPT, conta com quase 600.000 usuários, sendo utilizada por 93% das empresas presentes na lista da Fortune 500. Em maio, a OpenAI fechou um acordo com a PwC para distribuir suas ferramentas para outras empresas. No mês anterior, a empresa lançou um programa especializado em ajuste de modelos de IA personalizados e consultoria voltada para o setor empresarial.
A Multi arrecadou US$ 13 milhões em financiamento de capital de risco, segundo dados da Crunchbase, incluindo investimentos de nomes importantes como Greylock e First Round Capital, antes da aquisição pela OpenAI. A empresa se destacou no mercado pelo desenvolvimento de recursos avançados, como compartilhamento de tela para até 10 participantes simultâneos e links automáticos para código, designs e documentos.
A nota oficial da Multi anunciou que a equipe se juntou à OpenAI, e, consequentemente, estão encerrando o Multi. “Fechamos novos cadastros de equipe e as equipes ativas atualmente poderão usar o aplicativo até 24 de julho de 2024, quando todos os dados dos usuários serão deletados”, diz um post no blog da empresa assinado como “Time Multi”… leia mais em itforum 24/06/2024