A primeira edição do novo relatório da Battery, The Cloud Quarterly , nos fornece informações interessantes sobre que tipo de empresas de SaaS viram sua avaliação ser atingida – ou resistir – nos últimos meses e o que elas têm em comum. Essa é a abordagem que a TechCrunch destaca em sua matéria sob o título “Os investidores mudaram sua ponderação de crescimento versus lucratividade”

Os investidores mudaram sua ponderação

Regra dos 40% e por que é importante

A principal conclusão do relatório, do nosso ponto de vista, é que a preferência dos investidores por empresas de software (SaaS) mudou de uma ponderação que favorece o crescimento para um foco maior na lucratividade. Naturalmente, houve conversas sobre esse “retorno aos fundamentos” nas startups quando as ações de tecnologia caíram no início de 2022, mas como as coisas mudaram – e até que ponto – é uma compreensão ilustrativa e crítica para os mercados atuais de tecnologia e startups.

Em termos simples, os investidores agora valorizam as empresas de software que atendem à Regra dos 40, mas com um foco maior no fluxo de caixa livre do que uma simples expansão de receita. A Regra dos 40 afirma que a taxa de crescimento de uma empresa de software somada à sua lucratividade deve ser igual a 40. Portanto, se uma empresa está crescendo 25% ano após ano e tem margens de lucro de 15%, isso é ótimo – ela atende à Regra dos 40. Uma empresa com taxas de crescimento de 20% e margens de 5% não, para dar outro exemplo… leia mais em Techcrunch 02/06/2022