O Pátria Investimentos anunciou nesta quarta-feira a incorporação da equipe de gestão da MainStay e irá agregar ao seu portfólio três fundos de investimento da gestora com mais de 80 milhões de reais em ativos.

 O Pátria, baseado em São Paulo, passará a contar em seu portfólio com os fundos Long Short FIM, Equity Hedge FIC FIM e Ações FIC FIA –anteriormente da MainStay–, disse o sócio responsável pela área de Capital Management do Pátria, Olímpio Matarazzo Neto, em entrevista na noite de terça-feira. 

Ao ampliar a oferta de produtos financeiros que oferece, o Pátria quer garantir a seus clientes, 50 por cento deles fora do Brasil , mais opções de investimentos em ativos no país, num momento em que as taxas de juros caíram para mínimas históricas e a economia começa a emergir de um ano de desaceleração.

 Atualmente, o Pátria tem sob gestão cerca de 10 bilhões de reais em ativos. Mais de 90 por cento do total está alocado em instrumentos de menor liquidez, como private equity e fundos de infraestrutura. 

“É uma demanda dos nossos clientes. O Pátria é uma instituição que quer ter uma plataforma de produtos completa, desde um fundo DI de liquidez diária até um fundo de ações , passando por um fundo de infraestrutura ou de private equity”, afirmou Matarazzo Neto.

 O fundador da MainStay, Flávio Menezes, e quatro de seus funcionários se unirão ao Pátria como parte do acordo.

 Gestores de recursos no Brasil estão realizado fusões e aquisições enquanto a cruzada do governo para reduzir os custos de financiamento no país dificulta obter retornos.

 O declínio na taxa básica de juros está forçando fundos a construir uma base mais diversificada de instrumentos financeiros para atrair novos clientes.

 Em setembro de 2010, o grupo norte-americano de private equity Blackstone Group pagou cerca 200 milhões de dólares por uma participação de 40 por cento no Pátria Investimentos, com o objetivo de expandir-se no segundo maior mercado emergente do mundo.(Reuters) Por Guillermo Parra-Bernal Vinculado ao extra.globo.com
Fonte: ecofinancas 05/09/2012