Petrobras anuncia venda de parques eólicos em Guamaré/RN
A Petrobras comunicou ao mercado no início da noite desta sexta-feira, 13, através de um teaser, a venda da sua participação societária nos Parques Eólicos Mangue Seco 3 e 4, em Guamaré, no Rio Grande do Norte. Com esse novo anúncio, a estatal confirma que não tem mais interesse em operacionalizar o Complexo Eólico Mangue Seco, formado por quatro parques – dois deles (Mangue Seco 1 e 2) colocados à disposição do mercado em 31 de janeiro passado. O empreendimento tem capacidade instalada total de 104 MW. As Eólicas Mangue Seco 3 e 4 detêm e operam dois deles com capacidade total de 52 MW (2 x 26 MW).
Na oferta desta sexta-feira, além das ações da Petrobras, a empresa Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda. também anunciou que disponibiliza suas ações no mesmo complexo eólico ao mercado. A Petrobras detém 49% de participação nas empresas e realizará a venda em conjunto com a sua sócia, a Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda., que detém os 51% restantes, através de processo competitivo visando à venda de 100% das ações das Eólicas Mangue Seco 3 e 4. Não foram informados valores estimados para a negociação.
Conforme nota da Petrobras à imprensa, as principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado. “A presente divulgação está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017. Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, ressaltou a estatal.
No documento, a Petrobras ressalta que “se reserva ao direito, sem qualquer responsabilidade, de alterar, substituir ou substituir o presente Teaser e as informações fornecidas a qualquer momento e alterar, modificar, adiar, acelerar ou encerrar o Processo, negociações e discussões a qualquer momento e em qualquer respeito, para a Potencial Transação tratada neste documento ou para encerrar as negociações com qualquer potencial comprador/destinatário/participante deste documento, casos esses em que serão informados todos os participantes, observando-se a imparcialidade e igualdade de tratamento. A Petrobras não se obriga a fornecer aos destinatários/participantes acesso a informações adicionais”.
Transação proposta
O Banco Crédit Agricole Brasil S.A. (“Crédit Agricole”) foi contratado pela Petrobras como seu assessor financeiro exclusivo com relação à potencial transação. Cada umas das Companhias detém um contrato de fornecimento de energia de reserva (“CER”) com a CCEE de 20 anos a um preço atual de R$259,18/MWh (em Dez/2019) e uma autorização de 35 anos para fornecimento de energia eólica até 2045.
A Petrobras elenca, no teaser, os atrativos dos empreendimentos ofertados. Veja abaixo… Leia mais em tribunadonorte 14/03/2020