A aquisição da fatia de 51% da Petrobras (PETR4) na Eólica Mangue Seco 2 pelo FIP Pirineus foi aprovada sem restrições pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta segunda (12).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Dessa forma, o FIP Pirineus, que já tinha 49% da eólica, assume o controle unitário do empreendimento.

Petrobras na Avenida Chile, centro da cidade.

O acordo foi assinado pelas empresas em fevereiro, no total de R$ 32,97 milhões. Mas, após o cumprimento de todas as condições precedentes, a operação foi concluída com o pagamento de R$ 44 milhões para a Petrobras.

A efetivação da transação precisa ainda da aprovação pelo Banco do Nordeste do Brasil, instituição financiadora do parque eólico.

A Eólica Mangue Seco 2, que detém e opera um parque eólico com capacidade de 26 MW, faz parte de um complexo de quatro parques eólicos localizado em Guamaré (RN), com capacidade instalada total de 104 MW, segundo o Estadão.

A participação foi adquirida pela V2I Energia, investida do Vinci Energia Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura.

De acordo com a nota, essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da Petrobras, visando à maximização de valor para os seus acionistas.

Petrobras foca em redução do endividamento

A venda da Mangue Seco 2 faz parte do plano da Petrobras de reduzir o endividamento da estatal, como explicou o Diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da companhia, Roberto Ardenghy..

“A Petrobras mantém o foco na redução do seu endividamento, ao mesmo tempo em que concentra seus recursos em ativos com maior potencial de geração de valor, como os campos de petróleo e gás em águas profundas e ultra profundas. Em paralelo, a Petrobras segue comprometida com a transição para uma economia de baixo carbono, investindo em novas tecnologias para descarbonização da produção e no desenvolvimento de combustíveis mais eficientes e sustentáveis”, pontuou.

“A companhia também mantém investimentos em renováveis, por meio de pesquisas, visando adquirir as competências necessárias para, eventualmente, operar fontes renováveis em maior escala no futuro”, concluiu.

A Eólica Mangue Seco 2 opera um parque eólico com capacidade de 26 MW. São quatro parques eólicos que ficam em Guamaré (RN). A capacidade instalada total é de 104 MW… Leia mais em euqueroinvestir 12/04/2021