O regulador antitruste do Reino Unido confirmou que está realizando uma investigação em estágio inicial sobre os planos da Synopsys de comprar a Ansys.

A Competition and Markets Authority (CMA) abriu um “convite para comentários”, o que significa que quaisquer partes interessadas podem registrar suas objeções à transação, após o que o regulador decidirá se deve ou não progredir a investigação para uma investigação formal de fusão. A CMA não forneceu nenhum prazo para envio de comentários.

A fabricante de software de design de chips Synopsys revelou em janeiro seus planos de adquirir a Ansys, uma desenvolvedora de software de simulação que ajuda engenheiros a modelar e analisar o comportamento físico de produtos (por exemplo, chips) para avaliar seu desempenho no mundo real, em um acordo no valor de US$ 35 bilhões.

A união dessas empresas criaria uma potência abrangente de design e simulação de chips, capaz de criar processos de desenvolvimento mais eficientes, reduzindo a taxa de falhas durante o processo de design. No entanto, tal fusão poderia criar um player dominante abrangendo todas as facetas do processo de design de chips, sufocando assim os concorrentes que não oferecem tal combinação.

A Federal Trade Commission (FTC) já está analisando a transação, embora ainda não tenha confirmado nenhuma ação adicional, e os relatórios sugerem que concorrentes e clientes da Synopsys e da Ansys estão pressionando a Comissão Europeia (CE) a tomar medidas.

A SAMR da China também deve analisar o acordo — a Synopsys tem laços de longa data com a China, onde obteve sucesso significativo mesmo com as sanções da Huawei em vigor, e a Ansys também tem uma presença notável na China.

Com a CMA agora pesando, parece que a Synopsys e a Ansys — ambas empresas de capital aberto com uma capitalização de mercado combinada de US$ 100 bilhões — podem ter um longo caminho a percorrer antes que este acordo chegue à linha de chegada… leia mais em Look 12/08/2024