Planos da Velocity pós-aquisição pela SmartFit incluem primeira franquia internacional
Foram cerca de cinco anos de flertes até a Velocity e o grupo SmartFit chegarem a um acordo de venda por R$ 183 milhões, anunciado na semana passada. Em entrevista a PEGN, Shane Young, fundador da rede de estúdios de bike indoor diz que vê o novo capitulo como uma oportunidade de profissionalizar ainda mais o negócio e globalizar a marca, criada em 2014. A primeira unidade internacional deve abrir as portas até o fim do ano em Barcelona, na Espanha.
Pelos próximos 12 meses, Young vai se juntar a Carol Corona, da SmartFit, e seu sócio na Velocity, André Botelho Coracini, para realizar a integração entre sua marca e os estúdios do grupo SmartFit (Jab House, Vidya, Race Bootcamp, Tonus e One Pilates). Atualmente, a empresa fundada por Young tem cerca de 150 unidades negociadas, sendo 103 em operação, entre Kore (miniestúdios focados em treinos funcionais) e Velocity.
“Sempre acreditávamos que um ecossistema seria o caminho para o nosso negócio. Principalmente para os nossos clientes, que buscam essa experiência, essa comunidade. Quando a SmartFit nos procurou, em 2018, eles estavam criando a vertical de estúdios, que entram nesse mesmo pensamento”, comenta Young.
De acordo com ele, as conversas se alongaram por que, naquele ano, a Velocity lançou seu plano de franquias e, em seguida, veio a pandemia. A rede só voltou a crescer após o ápice da crise sanitária. Por isso, Young considera que o momento certo chegou.
“Estamos pensando em como construir esse ecossistema, seja juntando as marcas ou integrando os times, por exemplo. Tanto do lado deles como do nosso, o foco sempre será o cliente final, porque sem eles não temos nada disso, e os colaboradores, que têm a expertise e experiência nas marcas”, diz. Uma das condições da Velocity foi manter o time, por ser uma “operação complexa”.
Com a força do grupo SmartFit, o empreendedor enxerga a oportunidade de realização de alguns desejos antigos, como a criação de um centro de treinamento focado em seu produto, para funcionários administrativos e, sobretudo, professores. Também está no radar de Young o investimento em melhorias na experiência para o cliente, ações e eventos conjuntos. “Atualmente, é um pouco difícil fazermos isso. Um grupo grande dando esse suporte é o que estava faltando”, diz.
A expansão global é outra oportunidade que se abre para a Velocity com a nova gestão. Young adianta que uma unidade franqueada deve abrir as portas em Barcelona até o final do ano, sob gestão de um ex-aluno. Também já há um contrato assinado com um multifranqueado brasileiro para operar uma academia em Portugal. “Vemos muita oportunidade na Europa. A SmartFit já está em Madri. Entendemos que o apoio deles ajuda na expansão global”, afirma.
Antes de se juntar ao conglomerado criado por Edgard Corona, a Velocity vinha se expandindo também em outros modelos de negócios. Em 2022, a marca colocou no mercado o aplicativo Sweatify, para oferecer aulas remotas, e também bicicletas ergométricas que poderiam ser usadas em ambientes domésticos. De acordo com ele, já há conversas para decidir o futuro do produto, que pode envolver uma possível integração dos serviços à plataforma digital do grupo SmartFit, o Queima Diária…. leia mais em PEGN 24/07/2024