A farra de compras de bicicletas elétricas da Porsche não acabou. A montadora alemã anunciou na quinta-feira que estaria adquirindo a Fazua, uma fabricante de transmissão de e-bike especializada em motores leves.

Depois de comprar uma participação de 20 por cento na empresa no início deste ano, a Porsche disse que adquiriria todas as ações da Fazua, tornando-se a mais recente empresa de bicicletas elétricas a ficar sob o controle da montadora. A Porsche adquiriu uma participação majoritária na empresa croata de bicicletas elétricas Greyp (pronuncia-se como a fruta) no final do ano passado.

Fazua é uma compra intrigante para a Porsche e pode indicar a direção da futura linha de e-bikes da empresa. O Fazua Drive System, que une a bateria ao motor em uma única unidade, pesa apenas 4,6kg (10 libras) e é totalmente removível, permitindo que os clientes usem suas bicicletas com ou sem assistência. Fazua descreve o sistema como “super leve, fino e silencioso, pode ser perfeitamente integrado ao quadro e proporciona um passeio excepcionalmente suave”.

Porsche está adquirindo a empresa alemã de bicicletas

Iniciada em 2013, a Fazua entrou no mercado norte-americano no final de 2019. A empresa fornece suas unidades de acionamento para mais de 40 fabricantes de bicicletas, incluindo Bottecchia, Canyon, Corratec, Fuji, Cairn e Hercules, entre outros.

A Porsche deu a entender o que virá dessas aquisições recentes, observando que estabelecerá duas joint ventures com o fundo de risco Ponooc, da Pon Holdings, com sede em Amsterdã, que se concentra em projetos de energia e mobilidade sustentáveis. A primeira “fabricará e distribuirá uma futura geração de eBikes Porsche de alta qualidade. O segundo se concentrará em soluções tecnológicas para o mercado de micromobilidade em rápido crescimento”, diz Porsche. (A Pon Holdings também é controladora de várias marcas de bicicletas, incluindo Cannondale, Schwinn, Cervélo e Santa Cruz.)

A aquisição ocorre em um momento de crescimento acelerado no mundo das e-bikes. As vendas de e-bikes estão crescendo mais rapidamente do que as bicicletas tradicionais na maioria dos principais mercados. A pandemia do COVID-19 foi um fator importante, com as vendas aumentando 145% de 2019 a 2020, mais que o dobro da taxa de bicicletas não motorizadas, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado NPD Group.

A Porsche não é estranha ao mundo das e-bikes. No início deste ano, a montadora apresentou um par de mountain bikes elétricas com suspensão total de alto preço, a Sport e a Cross, que está fabricando com o parceiro de longa data Rotwild.

A Porsche é a mais recente empresa de motores de combustão a mergulhar no mundo dos veículos elétricos de duas rodas. Muitas vezes, quando você ouve falar de empresas de automóveis lançando suas próprias bicicletas elétricas, é apenas um acordo de licenciamento de marca. (Pense na e-bike da Jeep ou nas motos Hummer da década passada.) Outras vezes, é um projeto muito badalado que acaba sendo vítima de grandes cortes de custos corporativos, como as e-bikes Ariv da General Motors. Mas, ocasionalmente, surge algo interessante, como as e-bikes Serial 1 recentemente lançadas da Harley-Davidson.

Com base em seus investimentos recentes, a Porsche parece relativamente séria sobre o futuro das e-bikes… leia mais em Teg6 09/06/2022