A Porto Seguro informa que, a partir de 1º de maio de 2022, a Porto Seguro Assistência e Serviços passou a desenvolver as atividades de assistência cindidas da operação da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a cisão dos serviços de assistência da operação de seguros para a “Porto Assistência” gera oportunidades para o grupo Porto, como a otimização da gestão; a ampliação da oferta de serviços para novos públicos; o desenvolvimento de novos serviços; e ganhos de escala, com aumento da eficiência operacional.

“Apesar de não causar impacto material no lucro líquido consolidado do grupo Porto, a reestruturação dessa operação, envolvendo duas controladas da Porto Seguro, irá alterar a estrutura contábil societária de algumas linhas das demonstrações financeiras das empresas que compõem a vertical de negócios de seguros, impactando principalmente os indicadores de Outras Despesas Operacionais, Sinistralidade e Índice Combinado”, informa.

Segundo a empresa, com a incorporação das atividades de assistência pela Porto Assistência, as despesas de atividades como guinchos, prestadores de serviços, dentre outras, que eram contabilizadas parte como “sinistros retidos” e parte como “outras despesas operacionais”, passaram a ser contabilizadas nas seguradoras em uma única linha de “sinistros retidos”, visto que a empresa de serviços, Porto Assistência, passou a ser responsável por toda esta operação, faturando esses serviços diretamente contra as empresas de seguro controladas pela Porto Seguro.

Esta operação, explica, resulta em uma mudança entre linhas, com redução no índice de “outras despesas operacionais de seguros” e aumento proporcional na “sinistralidade”. A sinistralidade também é impactada pelas despesas de assistência de seguros, em razão da margem de mercado aplicada sobre os serviços prestados pela Porto Assistência, esta última mudança com impacto também sobre o índice combinado.

Essa contabilização, acrescenta, passou a ocorrer de forma integral a partir de junho de 2022. Assim, para permitir uma comparabilidade histórica com os dados mensais divulgados pela Susep, os porcentuais de sinistralidade de junho de 2022, a empresa passará a divulgar também os números ajustados.

Em junho, a sinistralidade auto (Porto) ficou em 65,6% para os dados da Susep e em 61,6% pelos dados ajustados. Já a sinistralidade Auto (Azul) ficou em 77,5% pela Susep e em 74% pelo ajustado. Já a sinistralidade considerando Porto e Azul juntas foi de 69,7% pela Susep e de 65,8% no ajustado.

A empresa também divulgou os dados de sinistralidaderesidência da Porto, do Itaú e das duas juntas, que pelos dados da Susep foi de 57%, 32,1% e 43,9% em junho, respectivamente. Quando considerado o dado ajustado a sinistralidade Residência Porto foi de 10,6%, DO Itaú de 6,6% e das duas juntas, de 8,5%.

A empresa ressalta que passará a incluir no seu release de resultados a abertura dos efeitos da cisão parcial das atividades de assistência da Porto Cia. em cada um dos indicadores mencionados acima… leia mais em Sonho Seguro 27/07/2022