A Patagonia Provisions, braço de alimentos e bebidas da empresa Patagonia, anunciou a aquisição da marca de biscoitos sustentáveis Moonshot. A negociação, cujo valor não foi revelado, é a primeira aquisição feita pela Patagonia em mais de 20 anos, e faz parte dos esforços da empresa para investir em negócios e produtos que apoiem sua missão de salvar o planeta.

Em setembro do ano passado, o fundador da Patagonia, Yvon Chouinard, transferiu a propriedade da empresa para o Holdfast Collective, uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do planeta. “Em vez de ‘abrir o capital’, estamos ‘abrindo um propósito’. Em vez de extrair valor da natureza e transformá-la em riqueza para os investidores, usaremos a riqueza que a Patagonia cria para proteger a fonte de toda a riqueza”, escreveu Chouinard em comunicado no site da empresa.

Ter uma produção sustentável e preservar o planeta é a missão da Moonshot. “Eu fundei a Moonshot com a visão de usar o poder dos alimentos para ajudar a combater as mudanças climáticas”, disse Julia Collins, fundadora da empresa, em um comunicado. “Ao ingressar na Patagonia Provisions, que recentemente fez da Earth seu único acionista, a Moonshot agora pertence ao planeta. Não consigo imaginar um caminho mais espetacular para nossa missão”.

Primeira aquisição da Patagonia em 20 anos

A Moonshot produz alimentos sustentáveis que usam trigo cultivado a partir de práticas regenerativas e orgânicas. Como principal ingrediente de seus biscoitos, o trigo é totalmente rastreável desde a produção no campo. Os biscoitos também são produzidos de forma sustentável, usando energia renovável em uma instalação com certificação LEED, e as caixas são feitas de materiais 100% reciclados.

“Para nós, não é uma ação, mas sim fazer um inventário completo do impacto da empresa no planeta, para que possamos avaliar onde fazer ajustes e promover mudanças. Tudo começa com a medição de sua pegada de carbono básica para criar um plano de ação e a partir daí acompanhar o progresso ano após ano”, disse Collins em uma entrevista no ano passado…. leia mais em Época Negócios 10/03/2023