Você provavelmente já ouviu falar muito sobre Private Equity (PE) e Venture Capital (VC) no mundo das startups. Qual é a diferença entre private equity e venture capital? Os dois tipos de investimentos focam nas mesmas empresas? Que tipos de empresas se especializam em private equity e quais tipos de empresas se especializam em capital de risco?

Essas são apenas algumas das dúvidas que costumam surgir na hora de buscar investimentos. E, na verdade, embora possam parecer semelhantes, têm algumas diferenças bastante marcantes. Neste artigo, tentaremos nos aprofundar neles.

O que é Private Equity (PE)?

O private equity pode ser definido como uma empresa que compra diretamente ou com um mínimo de ações controladoras. As empresas adquiridas podem ser públicas ou privadas. No caso de empresas públicas, isso é muitas vezes referido como tornar a empresa privada e, como resultado, excluir todos os instrumentos de capital e dívida das bolsas públicas. Este tipo de empresas encarregam-se de gerir as empresas que compram para aumentar o seu valor e depois vendê-las. Indivíduos envolvidos em private equity geralmente não têm participação em empresas de capital aberto. Cada empresa de private equity tem suas próprias teses de investimento e horizontes de investimento que estão administrando.

Normalmente, as firmas de private equity procuram avaliações deprimidas, fortes receitas recorrentes e posicionamento competitivo ou regulatório que ofereçam à empresa do portfólio uma forma de proteção. A empresa de PE usa seus recursos financeiros e não financeiros para otimizar o valor da empresa antes de vender a empresa do portfólio para outra empresa de PE, Management, Holdings ou listar a empresa em uma bolsa de valores pública.

O que constitui um controle acionário?

O controle acionário não adere a um teste de linha brilhante e é específico da situação com base no Acordo Universal de Acionistas (EUA) e nos Artigos de Incorporação. Os EUA definem o que constitui uma resolução ordinária e uma resolução especial. Para colocar em termos leigos, um acionista tem controle sobre uma corporação se controlar os votos do Conselho. Por exemplo, eles têm 3 dos 5 assentos no Conselho. Ou eles possuem mais de 50% das ações de uma corporação no caso de maioria simples. No entanto, um acionista não precisa possuir 50% ou mais das ações.

O que é Venture Capital (VC)?

Venture Capital é uma forma de Private Equity. Embora seja uma forma de capital privado, porque o Venture Capital é uma das formas em que o private equity se apresenta, o termo private equity não é comumente utilizado para se referir ao Venture Capital.

As empresas de VC são organizadas da seguinte forma:

Uma empresa que atua como General Partner. Esta é a empresa que levanta, gerencia e administra ativamente um fundo.

Uma empresa detém os investimentos dos Limited Partners que participam de um fundo.
Normalmente, as empresas de capital de risco procuram fazer investimentos que acreditam ter grande potencial de desenvolvimento no futuro. Eles vão atrás de empresas com Big Hairy Audacious Goals (BHAGs) e grande Total Addressable Market (TAM).

Quem pode ser um Sócio Limitado?
De um modo geral, são investidores credenciados, corporações, instituições financeiras e governos. Quanto maior o tamanho do fundo que a empresa de VC levanta, maior o tamanho da organização que participa de um fundo. É bastante comum que empresas de VC co-investam ou participem de um fundo de outra empresa de VC.

Os maiores cheques de LP vêm de investidores institucionais e empresas de gestão de ativos (pense em fundos de pensão, fundos de doações universitárias, fundos soberanos, etc.).

Venture Capital x Private Equity: as 10 principais diferenças

Então, quais são as diferenças entre capital de risco e capital privado:

1. Tipo de empresa que eles focam
A principal diferença entre o capital de risco e o private equity é que, enquanto o capital de risco opta por investir em empresas em estágio inicial com grande potencial de desenvolvimento. O private equity escolhe um estágio posterior, empresas maduras que estão lutando por causa de liderança ineficiente, baixa liquidez, processos ineficientes, etc., levando a uma avaliação deprimida para uma determinada empresa.

2. Nível de risco
Investimentos de capital de risco tendem a ser significativamente mais arriscados do que investimentos de private equity. Os investimentos de capital de risco tendem a se concentrar em empresas em estágio inicial que estão redefinindo as indústrias existentes ou criando novas. Alto risco, alto potencial de recompensa. Em média, as empresas de VC investem em 0,5% das empresas que avaliam. Como tal, o dealflow é um foco de área chave para empresas de VC e muitos dos negócios em que as empresas de VC investem são sindicalizados.

3. Controle sobre o negócio
Primeiro, tenha em mente que você sempre perderá algum controle sobre sua empresa. As empresas de private equity buscam o controle sobre os negócios, enquanto as empresas de capital de risco normalmente assumem até 25% da empresa como parte de uma rodada de financiamento. As firmas de VC foram a equipe fundadora para ter o máximo de “pele” possível no jogo, a fim de avançar com zelo. As empresas de VC confiam na equipe fundadora e na equipe de liderança para executar sua visão enquanto as empresas de PE definem a visão.

4. Valor do retorno
Normalmente, os retornos do capital de risco de fundos bem administrados produzem retornos significativamente mais altos do que o private equity, embora o capital de risco seja mais arriscado. O fundo típico tem 10% a 20% das empresas gerando quase todos os retornos. Em um fundo de 10 empresas, 1 ou 2 ou as Soonincorns/unicórnios, 4 a 6 geram retornos modestos e 1 ou 2 acabam sendo investimentos fracassados.

5. Tipo de crescimento
Enquanto os investidores de capital de risco estão interessados ​​no crescimento de longo prazo, os investidores de private equity estão interessados ​​apenas em resolver os problemas da empresa o mais rápido possível, para que possam vendê-la mais rapidamente. De um modo geral, as empresas de PE têm horizontes de investimento mais curtos, embora isso não seja verdade em todos os casos.

6. Tipo de investidores
Os investidores de capital de risco (também conhecidos como Limited Partner) geralmente são pessoas físicas com alto patrimônio líquido (normalmente investidores credenciados, embora a comissão de valores mobiliários e de câmbio tenham começado a relaxar as regras), bancos de investimento ou fundos de VC especializados. O capital de private equity vem principalmente de investidores institucionais: empresas de gestão de ativos, fundos de pensão, fundos de doações, bancos, etc. A exceção mais notável são os family offices. Os escritórios familiares geralmente se concentram em investimentos de private equity e, como o nome sugere, o dinheiro para o investimento vem de uma família de alto patrimônio líquido.

7. Valor investido
Isso depende muito do fundo arrecadado e do estágio das empresas em que investem. De um modo geral, as empresas de capital de risco costumam emitir cheques que variam entre 500 mil e 100 milhões. Por outro lado, os investidores de private equity geralmente gastam 100 milhões de dólares, porque a empresa que eles escolheram já está estabelecida. Mas os dois investimentos têm uma sobreposição significativa em termos de tamanho dos cheques.

8. Indústrias em que se concentram
As empresas de VC geralmente se concentram em startups voltadas para setores novos e emergentes (por exemplo, tecnologia, biotecnologia e tecnologia limpa etc.), enquanto as empresas de PE se concentram em setores mais estabelecidos e maduros, onde podem impulsionar a consolidação do mercado.

9. Número de negócios que eles focam
As empresas de capital de risco normalmente investem em várias startups ao mesmo tempo por meio de um de seus fundos. A vida útil de um fundo típico é de 7 anos com 2+2 anos para estender + liquidar o fundo. Uma empresa de capital de risco bem-sucedida começa a levantar um novo fundo 2 a 3 anos após o início de um fundo existente. Assim, uma empresa de sucesso pode ter de 4 a 6 fundos ao mesmo tempo. Por outro lado, os investidores de private equity se concentram apenas em vários negócios estabelecidos.

10. Recursos utilizados para os investimentos
As empresas de capital de risco adquirem a propriedade de uma empresa por meio do investimento de capital e da prestação de serviços. Os investidores de private equity, por outro lado, usam o capital para adquirir a propriedade total ou o controle de uma empresa.

O que é melhor: private equity ou venture capital?
Depende sempre do que você busca, do resultado que busca alcançar, do horizonte de tempo em mente, etc.

Se você está procurando uma saída, não pretende continuar com a empresa, há uma necessidade imediata, as avaliações da empresa são bem estabelecidas e compreendidas no setor e assim por diante, então a rota PE é a melhor escolha.

No entanto, se você está abrindo caminho em um novo setor, o tamanho do mercado é muito grande, as necessidades de financiamento serão contínuas, a receita do cliente ainda não pode ser visível no horizonte, você está em uma jornada que levará muitos anos para ser executada , você deseja permanecer na empresa em uma posição de liderança, então a rota VC é a vencedora.

O que é mais arriscado: private equity ou venture capital?
Do ponto de vista do investimento, os investimentos de capital de risco geralmente são mais arriscados do que os investimentos de private equity. Maior risco normalmente leva a maiores recompensas. Isso se deve ao fato de as primeiras focarem em startups com grande potencial de desenvolvimento futuro, mas que ainda não estão totalmente consolidadas no mercado. De qualquer forma, você deve ter em mente que o retorno do investimento também costuma ser maior. Se você está pensando em se tornar um LP, certifique-se de ter uma compreensão clara do risco associado aos investimentos e de empregar uma estratégia de diversificação de ativos e investimentos.

3 exemplos de empresas de Private Equity e Venture Capital

1. The Blackstone Group Inc (Private Equity)
Esta empresa foi fundada em 1985 e é atualmente uma das maiores empresas de private equity. Isso não ocorre apenas porque possui US$ 881 bilhões em ativos sob gestão (AUM), mas também porque possui US$ 126 bilhões investidos em projetos de private equity.

Possui mais de 107 empresas em seu portfólio, incluindo o aplicativo de namoro Bumble e o provedor de infraestrutura e dados do mercado financeiro Refinitiv.

2. 8VC (capital de risco)
A 8VC é uma empresa de capital de risco relativamente nova, tendo sido fundada em 2015. No entanto, ela já possui 278 investimentos realizados e atualmente administra mais de US$ 2,7 bilhões em AUM.

Esta empresa se concentra principalmente em startups em estágio inicial e busca promover a inovação tecnológica com suporte estratégico e incentivos monetários.

3. Future Ventures Corp. (Family Office)
A Future Ventures é um exemplo claro de family office. A empresa concentra-se principalmente em startups e empresas jovens que se orientam maioritariamente para o mercado B2B, embora também tenha no seu portefólio algumas empresas orientadas para B2B e B2C.

Algumas das indústrias nas quais eles investiram são: Imóveis, Prop Tech, Recompensas de Lealdade, Blockchain, Viagens e Agricultura.

Pensamentos finais

Como você pode ver, existem algumas semelhanças entre uma empresa de capital de risco e uma empresa de private equity. O delineamento não é tão claro quanto se poderia esperar. No entanto, existem várias diferenças notáveis ​​entre investimentos de private equity e investimentos de capital de risco. Por isso, é necessário levar em consideração sua situação pessoal e empresarial antes de selecionar uma rota em detrimento de outra.

Assumir capital externo vem com necessidades de relatórios externos e mais partes interessadas para gerenciar. Como tal, “namore” seus potenciais investidores. Faça sua devida diligência. Busque referências de outras empresas nas quais o investidor já investiu. Você se vê trabalhando bem junto com esse investidor? Suas visões para a empresa estão alinhadas? Trazer um investidor a bordo é semelhante ao casamento. Você está nisso a longo prazo e precisa estar 100% comprometido em fazê-lo funcionar.. Autor Maxim Atanassov – empreendedor em série. saiba mais em maximatanassov.medium. 29/09/2022