A startup de controladores quânticos baseada em processador Quantum Machines levantou 170 milhões de dólares (980 milhões de reais) em uma rodada de financiamento da Série C com excesso de demanda.

Liderado pela PSG Equity com participação da Intel Capital, Red Dot Capital Partners e investidores existentes, o total arrecadado pela empresa subiu para 280 milhões de dólares (1,6 bilhão de reais).

Fundada em 2018 pelo Dr. Itamar Sivan, Dr. Yonatan Cohen e Dr. Nissim Ofek, a Quantum Machines desenvolve sistemas híbridos de controle e operação para todos os tipos de computadores quânticos. A empresa, com sede em Tel Aviv, Israel, também possui filiais na Dinamarca, Alemanha e França, e afirma que sua base de clientes agora excede 50% das empresas que desenvolvem computadores quânticos globalmente.

Em junho de 2024, a empresa inaugurou o Centro de Computação Quântica de Israel (IQCC) na Universidade de Tel Aviv. O centro, financiado em parte pela Autoridade de Inovação de Israel, é supostamente o primeiro no mundo a abrigar vários computadores quânticos de diferentes tipos de qubits de diferentes fornecedores.

“Transformar um processador quântico em um computador quântico funcional é um imenso desafio técnico”, disse o Dr. Yonatan Cohen, cofundador e CTO da Quantum Machines. “É necessário controlar com precisão o sistema quântico, processar grandes quantidades de dados em tempo real e orquestrar algoritmos complexos em processadores quânticos e clássicos. Nossa plataforma integra exclusivamente todos esses recursos, permitindo que as equipes passem rapidamente de inovações em seus laboratórios para implantação em data centers”.

O Dr. Itamar Sivan, cofundador e CEO da Quantum Machines, acrescentou: “O ecossistema de computação quântica se abriu e agora existem centenas de equipes em todo o mundo avançando na vanguarda em paralelo, com avanços surgindo em um ritmo sem precedentes… Estamos profundamente honrados em trabalhar com líderes neste campo, fornecendo a infraestrutura central para tornar isso possível”… leia mais DCD 27/02/2025