A startup quântica holandesa QuantWare arrecadou 20 milhões de euros (124 milhões de reais) em uma rodada de financiamento da Série A.

Co-liderada pelo Invest-NL Deep Tech Fund e Innovation Quarter, e com a participação do European Innovation Council Fund, a empresa disse que o dinheiro seria usado para avançar sua tecnologia de dimensionamento de processador quântico.

Fundada em 2021 após a separação da TU Delft e de seu instituto de pesquisa afiliado QuTech, a QuantWare desenvolveu uma tecnologia que roteia as conexões verticalmente, resolvendo assim o problema de gargalos de escala, que atualmente limitam o tamanho das unidades de processamento quântico (QPUs).

A QuantWare afirma que a tecnologia, de nome VIO, “fornece uma plataforma de dimensionamento para qualquer design de qubit”, desbloqueando o “caminho mais rápido para processadores monolíticos com mais de 1 milhão de qubits”.

Atualmente, a empresa tem sete de suas próprias ofertas de hardware compatíveis com VIO listadas em seu site: Contralto-A, Contralto-D, Soprano-D, Tenor-D, Crescendo-S, Crescendo-E e Concerto, mas também oferece serviços de fundição e embalagem para permitir que clientes externos usem sua tecnologia VIO.

As pré-encomendas do Contralto-A, o primeiro QPU da startup para correção de erros quânticos, foram abertas em fevereiro. Projetado para ser facilmente atualizável para as maiores QPUs com a tecnologia VIO da QuantWare, a empresa afirma que o Contralto-A é quase duas vezes maior que as soluções concorrentes disponíveis comercialmente.

“Nossa missão é tornar o VIO o padrão de escalabilidade e servir como mecanismo para os primeiros computadores quânticos de um milhão de qubits dos hiperescalas de amanhã”, disse Matthijs Rijlaarsdam, CEO e cofundador da QuantWare. “Estamos construindo a melhor equipe do mundo para cumprir essa missão. Acelerar o caminho para esse momento é uma coisa muito importante, pois sistemas desse tamanho mudarão o mundo”.

A QuantWare afirma que fornece computadores quânticos para clientes em 20 países ao redor do mundo e os fundos recém-arrecadados serão usados para desenvolver ainda mais os VIOs e construir suas instalações de fabricação de chips… leia mais em DCD 07/03/2025