Red Bull compra fatia minoritária do time britânico Leeds United
A empresa austríaca Red Bull concordou em adquirir uma participação minoritária no Leeds United FC como parte de um acordo para se tornar a patrocinadora oficial do time de segunda divisão.
A Red Bull administra uma rede multiclubes de futebol que inclui Red Bull Salzburg, RB Leipzig, Red Bull Bragantino e New York Red Bulls. Não há planos de mudar o nome do Leeds United para incorporar a Red Bull, disse um porta-voz da equipe. O tamanho e o custo da participação não foram divulgados.
A compra é um dos negócios mais importantes desde que a gestão da Red Bull foi reformulada após a morte de seu fundador em 2022. A fabricante de bebidas energéticas comprou uma participação majoritária na equipe profissional de ciclismo Bora-Hansgrohe no início deste ano.
A Red Bull nomeou Oliver Mintzlaff como CEO de Projetos Corporativos e Investimentos após a morte de seu fundador Dietrich Mateschitz em 2022. Mintzlaff liderou anteriormente o time de futebol alemão da empresa, RB Leipzig.
O Leeds United, que perdeu no play-off de promoção no fim de semana passado por uma vaga na lucrativa Premier League da Inglaterra, é controlado pelo 49ers Enterprises, que também é dono do time da NFL com sede em São Francisco. Eles assumiram o controle do Leeds no ano passado, depois de comprarem a participação do empresário italiano Andrea Radrizzani.
Desde a aquisição, vários investidores minoritários aderiram, incluindo as estrelas de Hollywood Will Ferrell e Russell Crowe, juntamente com os jogadores de golfe Jordan Spieth e Justin Thomas. No ano passado, a Bloomberg informou que a Ackerley Partners, uma holding privada da família Ackerley que possui uma participação no Seattle Kraken, comprou uma participação minoritária.
“Como presidente, nosso consórcio de parceiros de investimento será inestimável para mim à medida que nos aproximamos deste momento importante para o clube, agora e no futuro”, disse Paraag Marathe, presidente do Leeds United, em comunicado….. leia mais em InfoMoney 30/05/2024