Riverlane arrecada US$ 75 milhões para corrigir erros quânticos
A Riverlane, líder global em tecnologia de correção quântica de erros, anunciou hoje que levantou US$ 75 milhões em financiamento da Série C para entregar seu inovador roteiro de correção quântica de erros (QEC). O financiamento permitirá que a Riverlane expanda as operações para atender à crescente demanda do mercado global por tecnologia QEC, com a meta de atingir um milhão de operações de computador quântico sem erros até 2026.
A rodada foi liderada pela Planet First Partners, a plataforma europeia de investimento sustentável em capital de crescimento, com a participação dos investidores de capital de risco em sustentabilidade ETF Partners e do investidor global sediado em Cingapura, EDBI. Os investidores existentes Cambridge Innovation Capital (CIC), Amadeus Capital Partners, o National Security Strategic Investment Fund (NSSIF) do Reino Unido e a líder global em inteligência computacional Altair também participaram da rodada da Série C.
A demanda por tecnologia de correção quântica de erros cresceu drasticamente no ano passado. Impulsionada por uma série de avanços técnicos, melhorias na qualidade do qubit e uma mudança global em direção à construção de sistemas quânticos corrigidos por erros, a indústria da computação quântica agora está olhando além das pequenas máquinas propensas a erros de hoje para uma nova geração de computadores quânticos “tolerantes a falhas” com tecnologia QEC integrada.
O fundador e CEO da Riverlane, Steve Brierley, disse: “A correção quântica de erros é o facilitador crítico para a próxima grande onda de progresso da indústria, das pequenas máquinas propensas a erros de hoje para grandes e confiáveis computadores quânticos que iniciarão uma nova era de progresso humano tão significativa quanto a revolução digital. Nossos parceiros reconhecem o valor em trabalhar com a Riverlane para fornecer uma solução que se ajuste às suas necessidades – estamos construindo o produto certo na hora certa para aproveitar esta oportunidade.”
A Riverlane construiu a maior equipe dedicada de correção quântica de erros do mundo, com quase cem especialistas interdisciplinares trabalhando em seu produto principal, Deltaflow™. Aplicável a computadores quânticos usando todos os principais tipos de qubit, o Deltaflow™ compreende chips QEC proprietários, tecnologias de hardware e software trabalhando em uníssono para corrigir bilhões de erros por segundo.
Os melhores computadores quânticos de hoje podem executar apenas algumas centenas de operações quânticas antes da falha. O Deltaflow™ ajudará a aumentar esse número para milhões e, finalmente, trilhões de operações quânticas sem erros. Alcançar essa escala desbloqueará aplicações transformadoras em setores como produtos farmacêuticos, produtos químicos, ciência de materiais e transporte.
Nathan Medlock, sócio-gerente da Planet First Partners, disse: “Investimos em empresas com potencial para ter um impacto transformador na sociedade e no meio ambiente. O foco da Riverlane na correção de erros quânticos, juntamente com sua colaboração com fabricantes de computadores quânticos em todo o mundo, pode acelerar o mercado global e permitir novas aplicações de computação quântica que podem contribuir substancialmente para resolver problemas sociais e ambientais.”
Hermann Hauser, cofundador e parceiro de risco da Amadeus Capital Partners, disse: “A criação de uma arquitetura de chip comum resolveu o desafio tecnológico definidor de um novo paradigma de computação. A Riverlane está fazendo o mesmo na computação quântica. Sua tecnologia de chip e pilha QEC pode acelerar toda a indústria.”
O financiamento da Série C permitirá que a Riverlane entregue seu inovador roteiro de correção de erros quânticos (QEC). Publicado no início deste mês, o roteiro da Riverlane estabelece um caminho de desenvolvimento para um milhão de operações de computador quântico (QuOps) sem erros (Mega) já no final de 2026. O roteiro detalha uma série de lançamentos de produtos, cada um incorporando avanços científicos e técnicos significativos em direção a essa meta.
O marco “MegaQuOp” representa um importante ponto de inflexão tecnológica por meio do qual um computador quântico pode executar operações que são impossíveis de simular para um supercomputador. Atingir esse limite permitirá a exploração de novos casos de uso associados à simulação de processos químicos complexos. A simulação e o design de melhores catalisadores químicos podem, por exemplo, permitir a produção de novos materiais de bateria para armazenamento de energia limpa mais eficiente e novos processos para produção de fertilizantes mais limpos.
John Martinis, professor de física na UC Santa Barbara e ex-líder de computação quântica no Google Quantum AI, disse: “Quando liderei o primeiro experimento bem-sucedido de supremacia quântica do mundo em 2019, isso ajudou a desbloquear um otimismo coletivo sobre o que os computadores quânticos podem alcançar. Cinco anos depois, estou ainda mais otimista. Construir a próxima geração de dispositivos que correspondam à incrível promessa da tecnologia requer uma mudança radical em escala e confiabilidade, e isso requer esquemas confiáveis de correção de erros em hardware quântico.”
A Riverlane faz parceria com empresas líderes em computação quântica e órgãos governamentais, incluindo Rigetti Computing, Alice & Bob, QuEra Computing, Infleqtion, Atlantic Quantum e laboratórios nacionais como Oak Ridge National La.
Sobre a Riverlane
A missão da Riverlane é tornar a computação quântica útil, o mais rápido possível. Isso transformará o futuro da computação e iniciará uma era de progresso humano tão significativa quanto as revoluções digital e industrial. Alcançar isso requer uma redução de mais de 10.000x nos erros do sistema que rapidamente sobrecarregam todos os computadores quânticos hoje. A Riverlane está construindo o “Deltaflow”, o Quantum Error Correction (QEC) Stack, que resolve esse problema em todos os computadores quânticos usando todos os tipos de qubit. No núcleo da Deltaflow está o decodificador de erros quânticos mais poderoso do mundo. A Deltaflow é alimentada por uma nova classe de semicondutores QEC patenteados, projetados e construídos pela Riverlane…. leia mais em Riverlane 06/08/2024