Com cenário favorável, ecossistema nacional se prepara para uma nova leva de empresas que valem US$ 1 bilhão

Nos últimos anos, o mercado brasileiro se acostumou a ouvir a palavra “unicórnio”: desde 2018, 14 startups brasileiras atingiram a avaliação de US$ 1 bilhão, garantindo o status de “criaturas raras e mágicas”. Todo começo de ano, há especulações sobre quais serão os nomes a conquistarem esse título. Para a turma de 2021, a expectativa é ainda maior: depois da rápida transformação digital vivida no ano passado, muitos olhos estão voltados às companhias que carregam tecnologia e inovação no DNA.

unicornio

A empresa de inovação Distrito revelou com exclusividade ao Estadão quais são suas apostas para este ano. No relatório de 89 páginas, a Distrito considera os seguintes fatores: estimativa do valor de mercado, número e valores das rodadas de investimento, presença nos aportes de fundos que já formaram outros unicórnios, aquisição de outras startups, número de funcionários e de vagas abertas, atuação internacional e experiência dos fundadores e do time executivo.

Assim, foram listadas 17 candidatas ao posto de unicórnio: ContaAzul, Dr. Consulta, Neon, Minuto Seguros, PetLove, CargoX, Contabilizei, Pipefy, Olist, Solinftec, Superlógica, Tembici, Fazenda Futuro, Zenvia, Buser, Take Blip e Cortex. É provável que nem todas virem unicórnio em 2021, afinal o grupo é amplo, mas .. Leia mais em estadão 17/02/2021