Um dos bancos mais atuantes no mercado de crédito de veículos, o Santander (SANB11) decidiu deixar a sociedade que mantinha no Banco PSA. A instituição é ligada a Stellantis, grupo automotivo formado pela união da Fiat Chrysler com a Peugeot-Citroën.

Banco Santander

O Santander não revelou o valor do negócio, que envolve a venda de 50% do capital do Banco PSA para o Banque PSA e a metade das ações da PSA Corretora de Seguros para a Stellantis Services.

A união com o banco da montadora dava ao Santander acesso à rede da Peugeot-Citroën para a oferta de produtos financeiros. Entre eles, seguros e, claro, financiamento para a compra de veículos. Não está claro como fica esse acordo a partir de agora.

O Santander também não informou o futuro de outras “joint ventures” do tipo, como a que mantém com o Banco Huyndai.

Santander tem forte presença em financiamento de veículos.

A unidade brasileira do banco espanhol encerrou o terceiro trimestre com uma participação de 23% no mercado de crédito de veículos para pessoas físicas. A carteira do banco em setembro era da ordem de R$ 58 bilhões.

A maior parte desse valor vem de fora das agências do banco, como as concessionárias que atuam como correspondentes bancários.

Por fim, o Santander também é dono do Webmotors, principal site de anúncios de compra e venda de veículos, com uma audiência estimada em 27 milhões de visitas por mês.

Mas vale lembrar que o mercado de crédito como um todo passa por um momento complicado diante da alta da dos juros e da inadimplência.

No caso do Santander, o índice de atrasos acima de 90 dias na carteira como um todo atingiu os 3% em setembro, o que representa um avanço de 0,58 ponto percentual em doze meses… Leia mais em seudinheiro 30/11/2022