A Schneider Electric anunciou a aquisição de uma participação majoritária na Motivair Corporation, uma empresa especializada em refrigeração líquida e soluções avançadas de gerenciamento térmico para sistemas de computação de alto desempenho.

A Schneider adquiriu o controle de 75% do capital da Motivar por um valor de 850 milhões de dólares (5 bilhões de reais), que inclui o valor de um aumento de impostos e avalia a Motivair em um múltiplo de um dígito médio da receita projetada para o ano fiscal de 2025.

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo o recebimento das aprovações regulatórias necessárias, e deve ser concluída nos próximos trimestres. Após a conclusão, a Motivair será incluída no negócio de gerenciamento de energia da Schneider Electric. O Grupo espera adquirir os 25% restantes das participações não controladoras em 2028.

A aquisição responde ao uso crescente de IA generativa e modelos de linguagem em larga escala, que exigem arquiteturas de data center mais eficientes e soluções tradicionais de resfriamento de ar, pois isso pode mitigar o calor gerado pelo aumento da densidade de computação em data centers.

Rich Whitmore, presidente e CEO da Motivair Corporation, que continuará a liderar o negócio, comentou que a Schneider Electric compartilha “valores fundamentais” e “compromisso com a inovação, sustentabilidade e excelência” e acrescentou que “unir forças com a Schneider permitirá que eles expandam ainda mais suas operações e invistam em novas tecnologias que impulsionarão a missão e solidificarão sua posição como líder do setor”.

Peter Herweck, CEO da Schneider Electric, disse: “O portfólio de refrigeração líquida da Motivar complementa a proposta de valor da Schneider Electric em refrigeração de data center e fortalece ainda mais sua posição na construção de data centers da rede ao chip e de chip a chip mais legal”.

Com sede em Buffalo, Nova York, a Motivair foi fundada em 1988 e atualmente conta com mais de 150 funcionários e oferece uma ampla gama de produtos, incluindo unidades de distribuição de refrigerante, trocadores de calor de porta traseira, placas frias e unidades de dissipação de calor, bem como chillers para gerenciamento térmico. A empresa teve um crescimento de dois dígitos nos últimos trimestres e espera-se que essa tendência continue, fornecendo soluções abrangentes de refrigeração líquida para alguns dos maiores clientes de data center e IA… leia mais em DCD 06/03/2025