Serasa Experian se expande para o agronegócio com a aquisição da Agrosatélite
Em um movimento estratégico para aumentar sua presença no setor de agronegócios, a Serasa Experian adquiriu a Agrosatélite, fornecendo à empresa um banco de dados “único” com dez anos de dados mapeados de desempenho das principais safras do país. A aquisição consolida a posição da Serasa Experian no setor e fortalece seu relacionamento com clientes importantes, incluindo grandes tradings.
Marcelo Pimenta, Head de Agronegócios da Serasa, destacou em entrevista à Reuters que o Agrosatélite possibilitaria à empresa entender melhor os riscos enfrentados pelos agricultores. Os dados permitiriam uma compreensão mais profunda de como alguns produtores foram capazes de navegar por difíceis quebras de safra sem perder sua capacidade de pagamento.
“Estamos adquirindo um ativo fantástico. Isso nos dá uma forte posição competitiva e nos permite entender como os produtores se comportam em diversas situações”, disse Pimenta.
A Serasa vem aproveitando as inúmeras oportunidades oferecidas pelo setor de agronegócios, com a receita de serviços ao setor crescendo mais de 30 vezes em apenas dois anos. Esse crescimento foi facilitado pela aquisição de empresas de tecnologia e pela crescente demanda do setor por dados relacionados a riscos ambientais e climáticos, preços de commodities, contratos futuros e outros fatores relevantes.
A carteira de clientes da empresa inclui grandes tradings, como o renomado grupo ABCD (ADM, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus), que também são clientes da Agrosatélite. Além disso, a Serasa atende aos principais bancos, cooperativas de crédito e duas das três maiores empresas de processamento de carne do Brasil.
Pimenta enfatizou que a aquisição da Agrosatélite melhoraria o desempenho de seus modelos de avaliação de risco, principalmente aqueles que utilizam inteligência artificial.
O executivo explicou que, embora o comportamento de pagamento dos consumidores urbanos seja tipicamente analisado, o setor do agronegócio requer um exame de dimensões adicionais… leia mais em Radio Super Difusora 01/06/2023