Visando acelerar seu avanço na inteligência artificial, a fabricante de software ServiceNow disse na segunda-feira que concordou em comprar a startup de IA Moveworks por US$ 2,85 bilhões. As ações da ServiceNow caíram em meio às notícias.

A compra da Moveworks marca a maior aquisição da ServiceNow. A plataforma da Moveworks apresenta um assistente de IA generativo para suporte aos funcionários. A transação em dinheiro e ações deve ser concluída no segundo semestre de 2025.

Em setembro, a Moveworks, sediada em Mountain View, Califórnia, disse que havia ultrapassado US$ 100 milhões em receita recorrente anual.

“Acreditamos que a Moveworks está crescendo rapidamente para ganhar 5 milhões de usuários em 18 meses de suas ofertas”, disse o analista da Raymond James, Adam Tindle, em um relatório.

Ele acrescentou: “Para deixar claro, esta não é uma aquisição barata e os investidores talvez estejam acertadamente atirando primeiro/fazendo perguntas depois com base na reação inicial, mas notamos que a Moveworks já está na plataforma ServiceNow, o que significa que a gerência provavelmente tem forte visibilidade nas tendências de negócios. Além disso, há 250 clientes compartilhados no momento, muitos dos quais são as maiores organizações globais, o que significa que provavelmente há sinergias significativas no negócio.”

Como a maioria dos fabricantes de software, a ServiceNow, sediada em Santa Clara, Califórnia, está correndo para integrar inteligência artificial em seus produtos.

Tendo lutado para gerar novas receitas de “copilotos”, as empresas de software agora estão se voltando para agentes de IA autônomos e orientados a objetivos. Um grande problema para as empresas de software é a rapidez com que os clientes aumentam os programas piloto para implantação comercial.

No mercado de ações hoje, as ações da ServiceNow caíram 2,7% para perto de 828. As ações da ServiceNow caíram quase 20% em 2025.

“A Moveworks esconde a complexidade que os funcionários enfrentam no trabalho, dando a eles um ponto de partida intuitivo e envolvente para pesquisar e impulsionar ações em qualquer sistema empresarial”, disse Bhavin Shah, presidente-executivo da Movework, em um comunicado à imprensa. “Tornar-se parte da ServiceNow apresenta uma oportunidade incrível de acelerar nossa inovação e cumprir nossa promessa por meio de sua plataforma alimentada por agentes de IA para redefinir a experiência do usuário para funcionários e equipes de atendimento ao cliente.”

CEO McDermott expande produtos

Sob o comando do presidente e CEO Bill McDermott, a ServiceNow também adquiriu a Element AI em 2020, a Hitch Works em 2022 e a G2K em 2023.

McDermott levou a ServiceNow de suas raízes na gestão de serviços de tecnologia da informação para novos departamentos, como recursos humanos, finanças, jurídico e compras.

Na IA generativa, os analistas esperam que a ServiceNow concorra com a Salesforce e outras que podem alavancar grandes bases de clientes instaladas…. leia mais em MSN 10/03/2025